CNBC
Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo.

CNBCAmazon planeja cortar até 30 mil empregos corporativos

Empresas & Negócios

‘Taxa das blusinhas’ leva 38% dos brasileiros a desistirem de compras em sites internacionais, mostra CNI

Publicado 27/10/2025 • 15:26 | Atualizado há 4 minutos

KEY POINTS

  • O Imposto de Importação, apelidado de "taxa das blusinhas", subiu de 13% para 38% entre maio de 2024 e outubro de 2025, segundo a pesquisa Retratos do Brasil, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus, divulgada nesta segunda-feira (27).
  • Segundo o levantamento, o aumento da taxação de 20% sobre importações de até US$ 50 alterou o comportamento de consumo e impulsionou a busca por alternativas nacionais.

Pexels

Blusas

O Imposto de Importação, apelidado de “taxa das blusinhas”, aumentou a disistência de compras internacionais de 13% para 38% entre maio de 2024 e outubro de 2025, segundo a pesquisa Retratos do Brasil, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) à Nexus, divulgada nesta segunda-feira (27).

Segundo o levantamento, o aumento da taxação de 20% sobre importações de até US$ 50 alterou o comportamento de consumo e impulsionou a busca por alternativas nacionais. O total de consumidores que procuraram produtos similares com entrega no Brasil passou de 22% para 32%. Já os que desistiram completamente da compra caíram de 58% para 42%.

Leia também:

Para o superintendente de Economia da CNI, Marcio Guerra, a medida ajuda a equilibrar a concorrência com o mercado estrangeiro. “A implementação do Imposto de Importação é o início de um processo que busca trazer mais justiça e competitividade para a indústria nacional. No entanto, o imposto ainda está em um patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, afirmou.

Perfil de quem desistiu

A desistência por conta do imposto foi mais comum entre:

  • pessoas com ensino superior (51%);
  • jovens de 16 a 24 anos e adultos de 25 a 40 anos (46%);
  • consumidores com renda acima de cinco salários mínimos (45%);
  • moradores do Nordeste (42%).

ICMS também afasta consumidores

O custo com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também levou mais brasileiros a desistirem de importar: o percentual subiu de 32% para 36% no mesmo período. O impacto foi maior entre pessoas com ensino superior (48%), jovens (45%), quem ganha mais de cinco salários mínimos (41%) e moradores do Nordeste (41%).

Entre os consumidores que abandonaram a compra por causa do ICMS:

  • aumentou de 26% para 34% o número dos que procuraram um similar com entrega nacional;
  • caiu de 17% para 14% a busca por itens em lojas físicas;
  • cresceu de 5% para 9% a procura por produtos em outros sites internacionais;
  • e caiu de 51% para 41% a desistência definitiva.

Frete e prazo de entrega também pesam

O preço do frete internacional e o tempo de entrega seguem entre os principais fatores de desistência. Segundo a pesquisa, 45% dos consumidores deixaram de concluir a compra por causa do frete, fiocando cinco pontos percentuais a mais que em maio do ano passado. Outros 32% desistiram devido ao prazo de entrega, um leve recuo ante os 34% registrados anteriormente.

“Isso pode sinalizar um avanço na racionalidade do consumidor brasileiro na hora da compra, ou seja, a ‘taxa da blusinha’ trouxe reflexões que antes desapareciam por conta do tamanho da diferença dos preços”, avaliou Guerra.

A desistência por causa do prazo de entrega é mais comum entre pessoas com ensino superior (43%), de 25 a 40 anos (40%), com renda superior a cinco salários mínimos (39%) e residentes na região Sul (36%).

Três em cada quatro entrevistados (75%) afirmaram que os produtos comprados no exterior foram destinados ao uso pessoal. O número chega a 90% entre pessoas com mais de 60 anos e a 84% entre moradores do Norte e Centro-Oeste. Apenas 10% disseram comprar exclusivamente para uso profissional e 2% com objetivo de revenda.

A pesquisa ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em todos os estados e no Distrito Federal, entre 10 e 15 de outubro de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;