CNBC

CNBCTensão geopolítica: Groenlândia não cederá, enquanto Dinamarca alerta para nova ordem

Tecnologia & Inovação

Amazon anuncia demissões em massa e corta 16 mil cargos em nova reestruturação

Publicado 28/01/2026 • 09:05 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A Amazon está demitindo cerca de 16.000 funcionários corporativos em sua mais recente iniciativa para reduzir a burocracia.
  • Esta é a segunda rodada de cortes massivos de empregos na empresa desde outubro passado.
  • Um dia antes, alguns funcionários da unidade de nuvem da Amazon receberam um e-mail enviado aparentemente por engano, reconhecendo “mudanças organizacionais” na empresa.
Logo da Amazon em um palca

David Ryder/Getty Images

A Amazon informou nesta quarta-feira que pretende eliminar cerca de 16 mil cargos corporativos, marcando a segunda grande rodada de demissões desde outubro do ano passado.

Em um post em seu blog, a empresa afirmou que os cortes fazem parte de um esforço contínuo para “fortalecer a organização por meio da redução de camadas hierárquicas, aumento da autonomia e eliminação da burocracia”, em meio a uma estratégia de investimentos pesados em inteligência artificial.

As novas demissões ocorrem poucos meses após os cortes anunciados em outubro, quando cerca de 14 mil funcionários foram desligados do quadro corporativo. Na ocasião, a companhia já havia sinalizado que as reduções continuariam em 2026, à medida que identificasse “novas áreas onde é possível simplificar estruturas”.

Leia também: Neil Young escanteia Amazon e dá acesso total a suas músicas para moradores da Groenlândia

Beth Galetti, vice-presidente sênior de experiência de pessoas e tecnologia da Amazon, não descartou novos ajustes no futuro, mas afirmou que a empresa não pretende criar “um novo ritmo” de demissões amplas a cada poucos meses.

“Esse não é o nosso plano”, escreveu Galetti. “Mas, como sempre fizemos, cada equipe continuará avaliando autonomia, velocidade e capacidade de inovar para os clientes, fazendo ajustes quando apropriado.”

Na terça-feira (27), alguns funcionários da divisão de computação em nuvem da Amazon receberam, aparentemente por engano, um e-mail que mencionava “mudanças organizacionais” e fazia referência a uma publicação de Galetti, além de indicar que colegas já haviam sido informados sobre os impactos.

Ao final do terceiro trimestre, a Amazon contava com cerca de 1,58 milhão de empregados, a maioria formada por trabalhadores de centros de distribuição e logística.

Leia também: Amazon planeja megaloja física nos EUA e desafia Walmart e Target

Os cerca de 30 mil cortes anunciados desde outubro representam aproximadamente 10% da força de trabalho corporativa e tecnológica da empresa, estimada em cerca de 350 mil pessoas.

Reestruturação da Amazon

A Amazon vem passando por um processo de enxugamento significativo nos últimos anos. A companhia demitiu mais de 27 mil funcionários entre 2022 e 2023 e realizou reduções menores em diferentes áreas ao longo de 2024.

O CEO Andy Jassy tem buscado tornar a estrutura da empresa mais enxuta após um forte ciclo de contratações durante a pandemia de Covid-19, quando a Amazon ampliou rapidamente seu quadro para atender ao aumento da demanda por comércio eletrônico e serviços em nuvem.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;