CNBC Piores (e melhores) ações durante os difíceis primeiros 100 dias de Trump

Tecnologia & Inovação

Amazon lança primeiros satélites de internet Kuiper em tentativa de competir com Starlink de Elon Musk

Publicado 28/04/2025 • 22:47 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Depois que o primeiro lançamento foi adiado por causa do clima, os satélites Kuiper da Amazon finalmente foram para o espaço.
  • O Projeto Kuiper é o plano da Amazon para criar uma constelação de milhares de satélites que transmitem internet.
  • Uma vez operacionais, o Kuiper competirá diretamente com o Starlink da SpaceX.
Amazon lança primeiros satélites de internet Kuiper em tentativa de competir com Starlink de Elon Musk

Foto: reprodução/Nasa

Depois que o primeiro lançamento foi adiado por causa do clima, os satélites Kuiper da Amazon finalmente foram para o espaço. O Projeto Kuiper é o plano da Amazon para criar uma constelação de milhares de satélites que transmitem internet. Uma vez operacionais, o Kuiper competirá diretamente com o Starlink da SpaceX.

Leia mais:

Um foguete Atlas V da United Launch Alliance está na plataforma de lançamento carregando os satélites de rede de internet do Projeto Kuiper da Amazon, que devem eventualmente rivalizar com o sistema Starlink de Elon Musk, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, em Cabo Canaveral, Flórida, EUA, no dia 9 de abril de 2025.

Lançamento e operação inicial

Na segunda-feira (28), a Amazon lançou o primeiro lote de seus satélites de internet Kuiper no espaço, após uma tentativa anterior ter sido cancelada devido ao mau tempo. Um foguete da United Launch Alliance, carregando 27 satélites Kuiper, decolou de uma plataforma de lançamento na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, pouco depois das 19h, horário da costa leste dos Estados Unidos, de acordo com uma transmissão ao vivo. Espera-se que os satélites se separem do foguete a cerca de 450 km acima da superfície da Terra, momento em que a Amazon buscará confirmar se os satélites podem se mover de forma independente e se comunicar com seus funcionários em terra.

Histórico do projeto Kuiper

Há seis anos, a Amazon revelou seus planos de construir uma constelação de satélites que transmitem internet na órbita baixa da Terra, chamada Projeto Kuiper. O serviço competirá diretamente com o Starlink de Elon Musk, que atualmente domina o mercado com 8 mil satélites em órbita.

Metas e investimentos

A primeira missão Kuiper inicia o que precisará se tornar uma sequência constante de lançamentos, para que a Amazon cumpra um prazo estabelecido pela Comissão Federal de Comunicações. A agência espera que a empresa tenha metade de sua constelação total, ou seja, 1.618 satélites, no ar até julho de 2026.

A Amazon já reservou mais de 80 lançamentos para colocar dezenas de satélites em órbita de cada vez. Além da ULA, seus parceiros de lançamento incluem a SpaceX de Musk (empresa-mãe do Starlink), a empresa europeia Arianespace e a startup de exploração espacial de Jeff Bezos, a Blue Origin. A Amazon está investindo até US$ 10 bilhões para construir a rede Kuiper. A empresa espera começar a oferecer serviços comerciais para consumidores, empresas e governo ainda este ano.

Impacto e expectativas futuras

Em sua carta aos acionistas no início deste mês, o CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou que o Kuiper exigirá um investimento inicial, mas eventualmente a empresa espera que ele se torne um “negócio significativo de lucro operacional e ROIC para nós.” ROIC significa retorno sobre o capital investido. Os investidores estarão atentos a qualquer comentário sobre novos gastos de capital no Kuiper quando a Amazon divulgar os resultados do primeiro trimestre depois do fechamento do mercado na quinta-feira (1º).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação