CNBC Restaurant Brands registra crescimento de 2,5% nas vendas, impulsionado por Burger King e Popeyes

Tecnologia & Inovação

Baidu, gigante chinesa de tecnologia, prepara novo modelo de IA enquanto DeepSeek agita o mercado

Publicado 12/02/2025 • 07:52

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Baidu, gigante chinesa da tecnologia, planeja lançar a próxima geração de seu modelo de inteligência artificial na segunda metade deste ano.
  • O anúncio acontece meio à crescente concorrência de novas empresas, como a DeepSeek, que vêm transformando o setor.
  • O Ernie 5.0, classificado como um “modelo fundamental”, terá “grandes melhorias em capacidades multimodais”.
Homens interagem com um robô de IA da Baidu perto do logotipo da empresa em sua sede em Pequim, China, em 23 de abril de 2021.

Homens interagem com um robô de IA da Baidu perto do logotipo da empresa em sua sede em Pequim, China, em 23 de abril de 2021.

REUTERS/Florence Lo

A Baidu, gigante chinesa da tecnologia, planeja lançar a próxima geração de seu modelo de inteligência artificial na segunda metade deste ano, segundo uma fonte familiarizada com o assunto, em meio à crescente concorrência de novas empresas, como a DeepSeek, que vêm transformando o setor.

O Ernie 5.0, classificado como um “modelo fundamental”, terá “grandes melhorias em capacidades multimodais”, segundo a fonte, que não detalhou suas funções. A IA “multimodal” é capaz de processar textos, vídeos, imagens e áudios, combiná-los e convertê-los entre diferentes formatos — por exemplo, de texto para vídeo e vice-versa.

Os modelos fundamentais compreendem a linguagem e executam uma ampla variedade de tarefas, como gerar textos e imagens e interagir em linguagem natural.

DeepSeek

A atualização planejada pela Baidu acontece em um momento em que empresas chinesas disputam o desenvolvimento de modelos inovadores de IA para competir com a OpenAI e outras companhias dos Estados Unidos.

No final de janeiro, a startup DeepSeek, sediada em Hangzhou, provocou uma queda nas ações globais de tecnologia ao lançar seu modelo de IA de código aberto, que impressionou usuários por suas capacidades de raciocínio e pela promessa de reduzir drasticamente os custos em comparação com o ChatGPT, da OpenAI.

Leia também:

“Estamos vivendo um momento empolgante… O custo de inferência [dos modelos fundamentais] pode ser reduzido em mais de 90% ao longo de 12 meses”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, no World Governments Summit, realizado em Dubai nesta semana.

A declaração foi divulgada em um comunicado de imprensa sobre sua conversa com Omar Sultan Al Olama, ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos para inteligência artificial, economia digital e aplicações de trabalho remoto.

“Se você consegue reduzir o custo em determinada porcentagem, isso significa que sua produtividade aumenta na mesma proporção. Acredito que essa seja a essência da inovação”, acrescentou Li.

O modelo Ernie da Baidu

A Baidu foi a primeira grande empresa chinesa de tecnologia a lançar um chatbot semelhante ao ChatGPT, o Ernie, em março de 2023. No entanto, apesar do impulso inicial, o produto acabou sendo superado por outros chatbots de IA chineses, tanto de startups quanto de grandes empresas de tecnologia, como Alibaba e ByteDance.

Enquanto as ações da Alibaba acumularam alta de 33% no ano até agora, as da Baidu subiram 6%. Já as ações da Tencent tiveram um ganho de cerca de 4% no mesmo período. A ByteDance não é uma empresa listada na bolsa.

O modelo Ernie da Baidu já permite a integração da IA generativa em diversos produtos da empresa voltados para consumidores e negócios, incluindo armazenamento em nuvem e criação de conteúdo.

No mês passado, a Baidu anunciou que sua plataforma Wenku, usada para criar apresentações e outros documentos, atingiu 40 milhões de assinantes até o final de 2024, um aumento de 60% em relação ao final de 2023.

Novos recursos, como a geração automática de apresentações a partir de documentos financeiros de empresas, começaram a ser disponibilizados aos usuários em janeiro.

A versão atual do modelo Ernie é a Geração 4, lançada em outubro de 2023. Uma versão aprimorada, chamada Ernie 4.0 Turbo, foi lançada em agosto de 2024. A Baidu ainda não anunciou oficialmente planos para a próxima atualização.

A versão mais recente do ChatGPT da OpenAI, o GPT-4o, foi lançada em maio de 2024. O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit no início deste mês que não há um cronograma público para o lançamento do GPT-5.

A Baidu não respondeu a um pedido de comentário.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação