Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
ChatGPT vai permitir conteúdos para adultos a partir de dezembro
Publicado 15/10/2025 • 12:12 | Atualizado há 2 horas
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 sobe com alívio nos mercados; dólar fecha em leve queda
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Primeiro-ministro da França evita mais uma crise e mercados reagem bem — mas isso tem um preço
Publicado 15/10/2025 • 12:12 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Unsplash
ChatGPT, da OpenAI.
Usuários adultos do ChatGPT poderão em breve acessar uma versão menos censurada do chatbot de inteligência artificial, que incluirá materiais eróticos. O anúncio foi feito pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma aparente mudança de política.
“Em dezembro, à medida que implementarmos de forma mais completa a verificação de idade e seguindo nosso princípio de ‘tratar usuários adultos como adultos’, vamos permitir ainda mais conteúdos, como eróticos para adultos verificados”, disse Altman em uma postagem nas redes sociais na terça-feira (14).
Embora ainda não esteja claro quais materiais serão permitidos, a medida pode representar uma mudança significativa na política da OpenAI, que anteriormente proibia esse tipo de conteúdo na maioria dos contextos.
Leia também:
Segundo Altman, as versões atuais do ChatGPT foram configuradas de forma “bastante restritiva” para proteger os usuários de riscos à saúde mental, mas essa abordagem tornou o chatbot “menos útil [e menos agradável para muitos usuários que não tinham problemas de saúde mental]”.
“Agora que conseguimos mitigar os problemas sérios de saúde mental e temos novas ferramentas, poderemos relaxar as restrições de forma segura na maioria dos casos”, afirmou.
Essas “novas ferramentas” parecem se referir a recursos de segurança e controles parentais lançados no mês passado para lidar com preocupações sobre como o chatbot impactava a saúde mental de usuários mais jovens. No entanto, com a ampliação das salvaguardas para menores, Altman parece estar pronto para que o ChatGPT adote uma abordagem mais flexível para adultos.
A OpenAI já havia dado indícios dessa mudança em fevereiro, quando o texto da página “Model Spec” foi atualizado para esclarecer que, para “maximizar a liberdade” dos usuários, apenas conteúdos sexuais envolvendo menores eram proibidos. Ainda assim, os conteúdos eróticos eram considerados “conteúdo sensível” a ser gerado apenas em certos contextos permitidos.
Além do lançamento em dezembro, Altman afirmou que uma nova versão do ChatGPT será lançada nas próximas semanas, permitindo que o chatbot adote personalidades mais distintas — baseando-se nas atualizações da versão mais recente, GPT‑4o.
“Se você quiser que seu ChatGPT responda de forma muito humana, use muitos emojis ou aja como um amigo, o ChatGPT deve fazer isso”, disse ele. “Mas apenas se você quiser.”
Após a postagem de Altman na terça-feira, alguns usuários nas redes sociais rapidamente lembraram suas declarações anteriores, nas quais ele sugeria que o ChatGPT não implementaria recursos de chat sexualizado, ao contrário de modelos rivais, como o Grok da xAI.
Em uma entrevista em agosto, a jornalista independente de tecnologia Cleo Abram pediu a Altman que desse um exemplo de uma decisão que ele havia tomado que fosse boa para o mundo, mas não para vencer a corrida da IA.
“Bem, ainda não colocamos um avatar de robô sexual no ChatGPT”, disse Altman, numa aparente referência aos companheiros provocativos de IA lançados pela xAI de Elon Musk.
A mudança de política de Altman ocorre em um momento delicado para a OpenAI, que já enfrenta maior escrutínio sobre suas práticas de segurança. Em setembro, a Comissão Federal de Comércio (FTC) abriu uma investigação sobre várias empresas de tecnologia, incluindo a OpenAI, devido a potenciais riscos para crianças e adolescentes.
Isso seguiu um processo movido por um casal da Califórnia que alegou que o ChatGPT contribuiu para o suicídio de seu filho de 16 anos.
Na terça-feira, a OpenAI também anunciou a criação de um conselho de oito especialistas em bem-estar e IA para orientar a empresa sobre como a inteligência artificial afeta a saúde mental, as emoções e a motivação dos usuários.
O conselho ajudará a OpenAI a definir como devem ser interações saudáveis com a IA por meio de check-ins e reuniões recorrentes, afirmou a empresa.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Holandeses assumem controle de fabricante chinesa de semicondutores e aumentam tensão entre os dois países
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Retorno ao trabalho presencial pode levar 93% dos profissionais brasileiros a deixar o emprego