CNBC

CNBCAcordo comercial tecnológico entre EUA e Reino Unido está parado; entenda por que

Tecnologia & Inovação

Smartphones devem ficar mais caros no mundo todo em 2026. Como a IA tem culpa nisso

Publicado 16/12/2025 • 08:07 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O preço médio de venda dos smartphones em 2026 deve subir 6,9%, segundo a Counterpoint Research.
  • Esse movimento é impulsionado pelo aumento dos custos dos chips de memória, o que eleva o custo de produção dos aparelhos.
  • As memórias são utilizadas em componentes essenciais de data centers voltados à inteligência artificial, cuja demanda está em forte expansão.
Nvidia modifica chip H20 para China

Alexandre Debiève/Unsplash

Brasil propõe comprar chips apenas para consumo interno e garantir rastreabilidade das aquisições.

Uma escassez de chips de memória impulsionada por empresas de inteligência artificial deve provocar aumento nos preços dos smartphones em 2026 e uma queda nos embarques, segundo informou a Counterpoint Research em nota divulgada nesta terça-feira (16).

De acordo com a Counterpoint, os embarques globais de smartphones podem recuar 2,1% em 2026, ante uma projeção anterior que indicava crescimento estável a levemente positivo.

Os embarques não equivalem às vendas, mas funcionam como um indicador de demanda, pois acompanham o número de aparelhos enviados aos canais de comercialização, como lojas.

Leia também:

Enquanto isso, o preço médio de venda dos smartphones pode avançar 6,9% em termos anuais em 2026, afirmou a Counterpoint, em comparação com a estimativa anterior de alta de 3,6%.

Esse movimento é impulsionado por escassez específica de chips e gargalos na cadeia de suprimentos de semicondutores, que vêm pressionando os preços dos componentes.

A contínua expansão de data centers em todo o mundo elevou a demanda por sistemas desenvolvidos pela Nvidia, que, por sua vez, utiliza componentes projetados pela SK Hynix e pela Samsung — as duas maiores fornecedoras dos chamados chips de memória. No entanto, um componente específico, a memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM), usada em data centers voltados à inteligência artificial, também é essencial para os smartphones. Os preços da DRAM dispararam neste ano, à medida que a demanda superou a oferta.

Nos smartphones de entrada, com preços abaixo de US$ 200, o custo da lista de materiais aumentou entre 20% e 30% desde o início do ano, segundo a Counterpoint. A lista de materiais corresponde ao custo de produção de um único smartphone.

Nos segmentos de aparelhos intermediários e premium, os custos dos materiais avançaram de 10% a 15%.

“Os preços das memórias podem subir mais 40% até o segundo trimestre de 2026, o que levaria os custos da lista de materiais a aumentarem entre 8% e mais de 15% em relação aos níveis já elevados atuais”, afirmou a Counterpoint.

A alta nos preços dos componentes pode ser repassada aos consumidores, o que, por sua vez, impulsionaria o aumento do preço médio de venda dos aparelhos.

“Apple e Samsung estão melhor posicionadas para atravessar os próximos trimestres”, disse MS Hwang, diretor de pesquisa da Counterpoint, na nota. “Mas será difícil para outras empresas que não têm tanta margem de manobra para equilibrar participação de mercado e margens de lucro.”

Segundo Hwang, esse cenário deve se manifestar “especialmente” entre fabricantes chinesas de smartphones que atuam nos segmentos médio e inferior do mercado.

A Counterpoint afirmou ainda que algumas empresas podem reduzir a qualidade de componentes como módulos de câmera, telas e até sistemas de áudio, além de reutilizar peças antigas. Os fabricantes de smartphones também tendem a tentar incentivar os consumidores a optarem por modelos de maior preço.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;