CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Tecnologia & Inovação

‘Em tempos de domínio da IA, o futuro será mais humano que nunca’; confira análise

Publicado 16/02/2026 • 22:40 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O especialista Borja Castelar afirma que a IA eliminará tarefas repetitivas, tornando as human skills o diferencial absoluto para o sucesso profissional.
  • Como a tecnologia não gera confiança, o valor real migra para a comunicação e pensamento crítico, pois “quem triunfa é quem melhor comunica”.
  • O acesso à informação será equalizado pelo ChatGPT, e os “novos analfabetos” serão aqueles que não souberem usar a IA ou não tiverem curiosidade.

O “domínio” da inteligência artificial trará como grande benefício a redução da parte repetitiva dos trabalhos – e o que “sobrará” disso será o aperfeiçoamento das habilidades humanas (as chamadas human skills) como determinante no sucesso profissional. A opinião é do escritor, professor, palestrante e ex-diretor do LinkedIn na América Latina, Borja Castelar, que explica o que a IA não consegue substituir no trabalho e por que isso define o futuro das carreiras.

Ele diz que há muitos fatores até básicos que a IA não consegue substituir num profissional. “(a IA) Não consegue se conectar emocionalmente, não consegue gerar confiança, nem visão, nem segurança”, disse, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. “O que vai importar é como você se conecta, como se inspira, como você lidera, como se comunica. Mais que nunca, temos que nos voltar a isso. E é irônico: o que vai fazer a inteligência artificial é reduzir a parte repetitiva e técnica dos trabalhos, para (que possamos) focar na parte humana. Eu vejo um futuro, inclusive, mais humano que nunca”, complementa.

Borja lembra que com o avanço da IA, a atenção precisa se voltar a desenvolver-se as habilidades humanas como comunicação, persuasão e pensamento crítico. “É onde a gente tem que investir, em comunicação – quem triunfa não é quem mais sabe, é quem melhor comunica”, afirma. “E pensamento crítico combina muito bem com o uso de inteligência artificial.”

Leia também:
Sócio da KPMG é multado por usar IA para passar em teste sobre IA

Nesse aspecto, ele sustenta que o conhecimento não importará tanto no sucesso da carreira profissional. “Porque com uma pergunta ao ChatGPT, eu tenho a mesma informação que você, em qualquer área. O que importa é como você usa essa informação, como você toma ação, como se coloca pensamento crítico. Como se usa suas human skills?”, explica.

O avanço da IA, para Borja, dará justamente a oportunidade de os profissionais “terem tempo e visão” para potencializar suas competências interpessoais e, assim, caminhar junto à tecnologia para crescer profissionalmente. E aponta: “Os novos analfabetos vão ser as pessoas que não sabem usar a inteligência artificial. As pessoas medíocres, que não têm curiosidade, não têm mentalidade de eterno aprendiz nesta nova era, vão ficar fora completamente do novo mercado laboral.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;