Empresa chinesa Oppo lança celular dobrável para competir com Samsung e Huawei
Publicado 20/02/2025 • 11:09 | Atualizado há 2 meses
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
China promete apoiar empresas à medida que guerra comercial com os EUA se agrava
Publicado 20/02/2025 • 11:09 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Celular da Oppo.
Divulgação Oppo.
A fabricante chinesa de smartphones Oppo revelou nesta quinta-feira (20) o Find N5, um novo celular que pode ser dobrado ao meio. O Find N5 será vendido a partir de cerca de R$ 8.600. A Oppo espera conquistar clientes de empresas como Samsung e a gigante chinesa de smartphones Huawei.
Quando está fechado, o Find N5 parece um celular normal, em formato de barra, com uma tela de 6,62 polegadas. O dispositivo pode ser dobrado para fora, revelando um tablet maior de 8,12 polegadas.
O mais notável é seu design ultrafino. Quando fechado, ele mede 8,93 milímetros de espessura, enquanto aberto em formato de tablet, o Find N5 tem uma profundidade de 4,21 milímetros.
Leia também: Fora da China, Huawei faz lançamento global de smartphone triplo
Isso é mais fino que o Galaxy Fold 6 da Samsung, lançado pela gigante sul-coreana no ano passado.
Dentro do dispositivo há uma bateria finíssima de 5.600 miliamperes-hora (mAh), que não é maior que um cartão de crédito. A Oppo afirmou que a bateria usa um material de silício-carbono, permitindo alta capacidade mesmo com o tamanho reduzido.
A Oppo espera conquistar negócios de empresas como Samsung e a gigante chinesa Huawei, ambas grandes participantes do mercado de smartphones que buscam agitar o setor com novos modelos dobráveis impressionantes.
No início desta semana, a Huawei lançou o Mate XT, um celular “trifólio” com três telas, fora da China pela primeira vez.
Como muitos outros fabricantes de smartphones, a Oppo está investindo mais em recursos focados em inteligência artificial no dispositivo.
O Oppo Find N5 possui uma configuração de câmera tripla que inclui uma lente telefoto capaz de ampliar até 30 vezes, graças a um recurso de aprimoramento de imagem com IA, chamado Zoom de Telescópio AI.
Ele também vem com um assistente pessoal de IA que pode interpretar e resumir documentos, gerar resumos de chamadas telefônicas e traduzir videochamadas e outros conteúdos exibidos na tela.
Para lidar com preocupações sobre privacidade, a Oppo afirmou que alguns dados são processados diretamente no dispositivo, enquanto outras informações são armazenadas na nuvem. Nos mercados internacionais, a Oppo está utilizando o Google como parceiro de tecnologia de IA e computação em nuvem.
Um porta-voz da Oppo disse à CNBC que a empresa “cumpre rigorosamente as leis locais, regulamentos e requisitos de proteção de segurança de privacidade.”
A Samsung lançou recentemente capacidades adicionais de IA em sua nova série Galaxy S25, incluindo a capacidade de realizar tarefas em vários aplicativos quando solicitado e a integração do assistente de IA Gemini do Google.
A Oppo também destacou um novo recurso que permite aos usuários conectar seu celular a um computador Mac. Usando um aplicativo chamado O+ Connect, os usuários podem vincular o Find N5 a qualquer máquina de mesa Mac e transferir instantaneamente fotos e outros arquivos entre dispositivos — desde que estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.
Os usuários também podem optar por controlar remotamente um Mac a partir do Find N5. A tela do Mac pode ser desligada e depois reaparecer na tela do Find N5. O recurso de controle remoto só requer internet móvel ou Wi-Fi para sincronizar os dados de um dispositivo Mac com o Find N5 em tempo real.
O recurso utiliza interfaces de programação de aplicativos públicas do macOS, que permitem que dois aplicativos diferentes se comuniquem entre si. A Oppo afirmou que o O+ Connect “cumpre totalmente com as regulamentações de plataforma e software do macOS.”
Ben Wood, analista-chefe da firma de pesquisa de mercado CCS Insight, disse à CNBC que o Find N5 “mostra a arte do possível ao projetar um produto com tecnologia de display flexível.”
Wood acrescentou que, enquanto o Mate XT de três telas da Huawei gerou certo alvoroço, “comercialmente, acho que o dinheiro inteligente ainda está no formato de livro já oferecido por Samsung, Honor, Google, e agora Oppo.”
A Samsung apresentou um protótipo de smartphone trifólio em seu evento Unpacked de janeiro para o lançamento do Galaxy S25. Ainda não está claro se o celular será lançado comercialmente pela Samsung em breve.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump cita Brasil como exemplo de país que "ficou rico" cobrando taxas de importação
Tarifas de Trump terão impacto negativo nos anúncios online da Alphabet, insinuam executivos
Após decisão de Moraes por condenação na Lava Jato, ex-presidente Fernando Collor é preso
Esteves se enganou: popularidade de Lula não chegou ao fundo do poço
Trump assina ordem para impulsionar mineração em alto-mar, buscando romper a dominância da China em minerais críticos