Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Empresas dos EUA exigem que funcionários dominem o uso da inteligência artificial: “Não dá mais para ignorar”
Publicado 30/05/2025 • 12:18 | Atualizado há 5 meses
Publicado 30/05/2025 • 12:18 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Segundo o Cetic.br, Apenas uma em cada 10 empresas adotam tecnologias emergentes, como inteligência artificial
Pixabay
O uso da inteligência artificial no ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais comum nos Estados Unidos. Em algumas empresas de tecnologia, o domínio da IA já é exigido de parte ou de todos os funcionários.
É o caso da gigante do e-commerce Shopify, cujo cofundador e CEO, Tobias Lütke, afirmou em um memorando interno, publicado na rede social X em 7 de abril, que todos os colaboradores devem usar IA no desempenho de suas funções.
“Usar IA de forma eficaz passou a ser uma expectativa fundamental para todos na Shopify. É uma ferramenta essencial hoje — e sua importância só vai crescer”, escreveu Lütke. “Sinceramente, não acho viável optar por não aprender a aplicar IA na sua área. Você pode tentar, mas, sendo honesto, não vejo como isso pode dar certo agora, e muito menos no futuro.”
Em um tom semelhante, Micha Kaufmann, CEO da plataforma de freelancers Fiverr, orientou colaboradores e prestadores de serviço a “estudar, pesquisar e dominar as soluções de IA mais recentes” em suas áreas. Em e-mail interno, também compartilhado no X, ele alertou:
“A IA está vindo para tomar os seus empregos. E, francamente, também está vindo para tomar o meu. Isso é um alerta.”
O CEO da Duolingo, Luis von Ahn, também entrou na onda: “A Duolingo será uma empresa com foco prioritário em IA”, escreveu em comunicado postado no LinkedIn da empresa em 28 de abril. Ele afirmou que a empresa vai deixar de contratar prestadores de serviço para tarefas que possam ser automatizadas por IA e que novas contratações só ocorrerão quando for impossível automatizar o trabalho da equipe.
Esse movimento parece alinhado com previsões de nomes como Bill Gates e Mark Cuban, que acreditam que a IA vai transformar profundamente o modo como vivemos e trabalhamos — possivelmente ainda na próxima década.
Mas, segundo especialistas em liderança, simplesmente exigir o uso de IA não garante que ela será utilizada de forma útil e produtiva. Para isso, os líderes precisam agir com estratégia.
A principal lição para qualquer líder, segundo Rohan Verma, da consultoria Arbor Advisory, é: se for exigir o uso de IA, ofereça treinamento prático e adaptado às necessidades do negócio.
Verma, que ajudou a implementar o GitHub Copilot na empresa controladora Microsoft, explica que a companhia fez isso com treinamento formal, materiais de apoio e onboarding estruturado. “Eles não apenas disseram ‘usem a ferramenta’. Apresentaram opções reais sobre como ter sucesso com ela.”
Kalifa Oliver, diretora global de experiência do funcionário na Ford e autora especializada em gestão, recomenda que o primeiro passo seja entender o quanto sua equipe já sabe sobre IA. Em seguida, invista — se possível — em capacitação e recursos, como cursos online, programas de mentoria ou avaliações, para identificar lacunas de conhecimento.
Ela também alerta: não use a IA apenas para cortar custos ou substituir pessoas. Mesmo os modelos mais avançados cometem erros, e a ausência de revisão humana pode causar problemas graves.
“Acho que muitos CEOs adotam um discurso ‘all in’ sobre IA porque soa bem. Mas isso não significa que seja, de fato, a postura mais responsável”, diz Oliver.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Banco Central publica regras para fechar ‘contas-bolsão’ usadas em fraudes e lavagem de dinheiro
3
Avião de carga explode após decolagem nos EUA e provoca grande operação de emergência
4
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
5
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos