Fabricantes de chips enfrentam pressão de Wall Street, apesar de bons resultados
Publicado 07/03/2025 • 11:46 | Atualizado há 2 meses
Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro
Mercados depositam novamente confiança em Trump, desde que os acordos comerciais continuem
Fundos da SoftBank registram prejuízo anual com ganhos de investimento reduzidos em 40%
Acordo EUA e China: pausa tarifária significa novo aumento nas remessas de carga e preços mais altos
McDonald’s anuncia planos para contratar 375 mil trabalhadores
Publicado 07/03/2025 • 11:46 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Fabricantes de chips enfrentam pressão em Wall Street.
Pixabay.
Mais de dois anos após o início do boom da inteligência artificial generativa, Wall Street tem imposto um nível de exigência cada vez maior às fabricantes de chips.
Quando se trata de balanços financeiros — como o mais recente da Marvell Technology —, simplesmente apresentar bons resultados já não é suficiente. Isso porque os investidores apostaram pesado nas empresas responsáveis pela infraestrutura e pelos dispositivos que sustentam a economia da IA, elevando suas ações a patamares historicamente altos. Agora, cobram desempenho à altura.
As ações da Marvell despencaram 20% na quinta-feira (6), marcando sua maior queda desde 2001, após a empresa divulgar projeções abaixo das expectativas do mercado. Apesar de os resultados do último trimestre e a previsão de receita superarem a média das estimativas dos analistas, Wall Street esperava ainda mais, especialmente depois da valorização de 83% da empresa em 2024.
“Embora a Marvell tenha apresentado números um pouco acima do esperado, a projeção ficou bem abaixo das expectativas dos investidores institucionais”, apontaram analistas em um relatório pós-balanço.
A Nvidia enfrentou uma reação semelhante no fim de fevereiro. Mesmo reportando receitas e lucros muito acima das previsões, a líder em processadores para IA viu suas ações caírem 8,5% no dia seguinte ao anúncio dos resultados. Já os papéis da Advanced Micro Devices (AMD) recuaram mais de 6% no início de fevereiro, após superar as estimativas, mas decepcionar no desempenho do segmento de data centers.
Outras empresas do setor também sofreram com a reação negativa do mercado. A fornecedora de componentes ópticos Credo Technology caiu 14% após divulgar seus números na quarta-feira (6) e perdeu mais 10% na quinta-feira (7), mesmo com um crescimento expressivo na receita e projeções otimistas.
O VanEck Semiconductor ETF, fundo que reúne gigantes do setor como Nvidia, Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. e Broadcom, acumulou uma queda de quase 6% nesta semana, após recuar 7% na anterior. O ETF havia subido 72% em 2023 e quase 39% no ano passado.
A pressão de Wall Street sobre as fabricantes de chips reflete a exigência por resultados ainda mais robustos à medida que a infraestrutura da IA entra no seu quarto ano de expansão. Além disso, tarifas impostas pelo governo Trump e restrições à exportação de semicondutores têm aumentado a preocupação dos investidores.
No entanto, nem todas as empresas do setor sofreram o mesmo impacto. As ações da Broadcom recuaram 6% na quinta-feira, antes da divulgação de seus resultados trimestrais, mas dispararam 12% no after-market, impulsionadas pelo desempenho acima do esperado, especialmente nas áreas de infraestrutura e semicondutores.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump anuncia US$ 600 bilhões de investimentos da Arábia Saudita
Brazilian Week 2025: autoridades e executivos destacam potencial do Brasil para investimentos
Empresas brasileiras investem em internet mais rápida, mas uso de IA segue estagnado, aponta Nic.br
Andrew Witty, CEO do UnitedHealth Group, renuncia ao cargo; empresa suspende previsão anual
Conheça o Keeta, aplicativo chinês de delivery que chega ao Brasil com investimento de R$ 5,6 bilhões