Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tecnologia de gêmeos virtuais ganha espaço no planejamento urbano; entenda
Publicado 26/06/2025 • 11:18 | Atualizado há 4 meses
Warner Bros. Discovery avalia venda e amplia revisão estratégica; ações sobem 8%
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Despesa com disputa fiscal no Brasil reduz margem da Netflix no 3º trimestre
Novo Nordisk convoca assembleia extraordinária após renúncia em massa no conselho e disputa com acionista controlador
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Publicado 26/06/2025 • 11:18 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O uso de gêmeos virtuais no planejamento de cidades tem ampliado sua presença em projetos públicos e privados. Réplicas digitais de objetos, sistemas e ambientes do mundo real, esses modelos permitem simular situações e antecipar problemas antes da execução de intervenções urbanas.
Segundo estimativas do mercado, a tecnologia de gêmeos virtuais pode movimentar cerca de 125 bilhões de dólares até 2030. A ferramenta, que inicialmente era restrita a grandes empresas, tem se tornado acessível a negócios de pequeno porte e profissionais autônomos.
Alejandro Chocolat, diretor executivo da Dassault Systèmes, afirma que pequenos empresários podem adotar a tecnologia para simular produtos e ambientes. Um dos usos é criar modelos digitais de cidades existentes ou planejadas, o que permite realizar simulações sobre custos, prazos e possíveis impactos.
Leia também:
As 10 cidades mais habitáveis do mundo com base em saúde, infraestrutura e muito mais
O recurso possibilita testar cenários como enchentes, mudanças no tráfego ou alterações no uso do solo. De acordo com Loyde Abreu, arquiteta e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, as simulações reduzem o número de erros em políticas públicas e projetos urbanos.
Cidades como Singapura, municípios da Europa, Índia e países da América Latina já utilizam gêmeos virtuais no desenvolvimento urbano.
No Brasil, a cidade de Suzano, em São Paulo, firmou parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. A partir dessa colaboração, foram mapeadas áreas de calor no município e definidas ações para mitigação, como o plantio de árvores.
A adoção de gêmeos virtuais ainda enfrenta barreiras no Brasil. Os principais desafios estão no investimento inicial e na capacitação de profissionais para o uso da tecnologia.
Os modelos digitais são utilizados para projetar soluções com menor impacto ambiental e melhores resultados para a população. Segundo especialistas, a tendência é que mais cidades adotem esse tipo de ferramenta para o planejamento urbano, acompanhando a movimentação de países que já operam com dados e simulações em tempo real.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
OranjeBTC estreia na B3 e aposta em educação para consolidar ‘Padrão Bitcoin’
‘O mascote é algo maior que o produto’, diz especialista, sobre a estratégia do Duolingo