CNBC
Lisa DeNell Cook

CNBCTribunal decide que Trump não pode demitir Lisa Cook antes de reunião do FOMC, enquanto Senado aprova indicado do presidente para o Fed

Tecnologia & Inovação

Google anuncia investimento de 5 bilhões de euros em IA no Reino Unido

Publicado 16/09/2025 • 07:45 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • O investimento multibilionário do Google no Reino Unido ocorre antes da visita de Estado do presidente dos EUA, Donald Trump, ao país.
  • O Google revelou a inauguração de seu novo data center de última geração perto de Londres.
  • A ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, descreveu o investimento do Google como “um poderoso voto de confiança na economia do Reino Unido”.

Unsplash

O Google gerou impacto de R$ 215,4 bi na economia brasileira em 2024, alta de 15% frente a 2023.

A Alphabet, controladora do Google, anunciou nesta terça-feira (16) um investimento de 5 bilhões de euros (US$ 6,8 bilhões) no desenvolvimento de inteligência artificial no Reino Unido, enquanto o país se prepara para receber a visita de Estado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta semana.

O presidente norte-americano deve chegar na noite de hoje, antes do início das cerimônias oficiais na quarta-feira. A visita deve coincidir com uma série de acordos de negócios.

O investimento do Google, previsto para os próximos dois anos, representa um impulso bem-vindo para o abalado governo trabalhista britânico.

Leia também:

Google pode ter que mudar serviços de busca no Reino Unido após alerta de reguladores

Reino Unido processa Google em £ 5 bi por ‘domínio quase total’ nas buscas

Como parte do compromisso, a gigante de tecnologia anunciou a abertura de um novo data center de última geração em Waltham Cross, a cerca de 19 quilômetros ao norte do centro de Londres.

Segundo o Google, a nova instalação ajudará a atender à crescente demanda por serviços baseados em inteligência artificial da empresa, como Google Cloud, Workspace, Search e Maps.

O investimento de 5 bilhões de euros deverá gerar 8.250 empregos por ano em empresas britânicas, de acordo com a companhia.

A ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, classificou o anúncio do Google como “uma poderosa demonstração de confiança na economia britânica e na força de nossa parceria com os Estados Unidos”.

O investimento do Google no Reino Unido também inclui recursos destinados à DeepMind, empresa sediada em Londres e dirigida pelo ganhador do Prêmio Nobel Demis Hassabis, que trabalha no desenvolvimento da próxima geração de sistemas de inteligência artificial.

“Com o anúncio de hoje, o Google está aprofundando nossas raízes no Reino Unido e ajudando a apoiar o potencial da Grã-Bretanha com a IA para adicionar 400 bilhões de euros à economia até 2030, além de fortalecer serviços sociais essenciais”, afirmou Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google, em comunicado.

Nesta terça-feira, o Google também informou que fechou um acordo com a petroleira britânica Shell para gerenciar o fornecimento de energia renovável da empresa de tecnologia no Reino Unido. Segundo o Google, a parceria ajudará a contribuir para a estabilidade da rede elétrica e a transição energética do país.

“O diversificado portfólio de fornecimento de energia renovável da Shell, aliado ao acesso a baterias e à expertise em comercialização e otimização de eletricidade, nos permite atender às necessidades em evolução de empresas líderes globais como o Google e apoiar o crescimento dos data centers”, disse David Wells, vice-presidente executivo da Shell.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação