IA pode ajudar a implementar semana de trabalho de 4 dias, diz especialista
Publicado 17/02/2025 • 14:08 | Atualizado há 3 meses
Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro
Mercados depositam novamente confiança em Trump, desde que os acordos comerciais continuem
Fundos da SoftBank registram prejuízo anual com ganhos de investimento reduzidos em 40%
Acordo EUA e China: pausa tarifária significa novo aumento nas remessas de carga e preços mais altos
McDonald’s anuncia planos para contratar 375 mil trabalhadores
Publicado 17/02/2025 • 14:08 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Unsplash.
Enquanto empresas ao redor do mundo experimentam uma semana de trabalho de quatro dias, os funcionários continuam a expressar seu interesse no conceito. Uma esmagadora maioria, 81% dos jovens, apoia a semana de quatro dias, segundo uma pesquisa de 2024 da CNBC e Generation Lab com 1.033 americanos entre 18 e 34 anos.
Ao mesmo tempo, o surgimento de ferramentas de IA como o Microsoft Copilot pode ajudar os trabalhadores a aumentar a produtividade no trabalho. Cerca de 53% do tempo dos trabalhadores do conhecimento é gasto com tarefas repetitivas, diz Rebecca Hinds, chefe do Work Innovation Lab da Asana.
Isso inclui tarefas como “agendamento de reuniões, participação em reuniões, coordenação de trabalho. E a IA tem um enorme potencial para automatizar esse trabalho repetitivo.”
Dado o grande potencial da IA para reduzir a carga de trabalho dos funcionários, seria possível que a tecnologia abrisse caminho para uma semana de trabalho de quatro dias no futuro?
“Acredito totalmente nisso,” diz Kelly Daniel, diretora de prompt na empresa de criação de inteligência artificial Lazarus AI.
Ela acrescenta que “os modelos de IA estão ficando ‘mais inteligentes’. Estão se tornando mais capazes. A capacidade de adaptá-los para uma experiência única está ficando mais rápida, fácil e barata.”
Outros especialistas concordam — com ressalvas de que muito disso depende das decisões tomadas pela empresa como um todo. Aqui está como a IA poderia influenciar a semana de trabalho de quatro dias.
Leia também:
Para começar, enquanto as pessoas já estão começando a ver os benefícios de usar algumas ferramentas de IA, o sucesso dessas ferramentas não é distribuído de maneira igual.
“Se você usa IA todos os dias, 89% desses trabalhadores relatam ganhos de produtividade,” diz Hinds. Mas, ela acrescenta, “se você usa IA apenas uma vez por mês ou por semana, você tem muito menos chances de relatar ganhos de produtividade.”
Isso torna difícil para as organizações avaliarem quão eficaz essa tecnologia realmente é e tomarem decisões para suas equipes de trabalho. “Para que um tipo diferente de arranjo de trabalho realmente funcione,” diz Hinds sobre uma semana de trabalho de quatro dias. “Todo mundo vai precisar tirar algum benefício da tecnologia e ser capaz de usá-la efetivamente.”
Até que haja uma adoção em larga escala tanto por indivíduos quanto por equipes, provavelmente não haverá mudança nos estilos de trabalho flexíveis. “Acho que as organizações estão confortáveis com o status quo,” ela diz.
Se chegar um momento em que as empresas adotem amplamente essa tecnologia e vejam o tipo de aumento na produtividade que poderia justificar uma semana mais curta, o resultado pode se desenrolar de diferentes maneiras.
Algumas empresas podem dizer “esperamos que você tenha a mesma produtividade por semana,” diz Mark Riedl, professor no Instituto de Tecnologia da Geórgia. “E se você pode fazer isso em quatro dias em vez de cinco, ótimo. Vá para casa.”
Outras, no entanto, podem dizer que, em vez do trabalho repetitivo que a IA pode assumir, “você deve apenas direcionar seu tempo para trabalhos mais significativos e continuar trabalhando tanto quanto antes, porque sempre há muito trabalho a ser feito,” ele diz.
E outras ainda podem usar o advento da IA para cortar alguns empregos por completo, o que pode significar que seus colegas assumam esse trabalho. “Não imagino que tenhamos muitos empregos que seriam 100% substituídos,” diz Reidl, mas algumas empresas podem achar que “podem dar conta de fazer o mesmo trabalho com menos pessoas,” ele diz.
No final das contas, como o advento da IA se desenrolará para os trabalhadores provavelmente “variará de empresa para empresa com base em seus objetivos e necessidades,” diz Daniel.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Inflação de abril nos EUA ameniza temores sobre aumentos de preços relacionados a tarifas
Brazilian Week: Eduardo Leite fala da importância da despolarização política e potencial de investimentos no RS
Ibovespa B3 renova recordes e toca os 139 mil pela 1ª vez, com apetite por risco
Quando preço do petróleo desce, é hora de apertar os cintos, diz presidente da Petrobras
Trump chega ao Catar na segunda etapa de sua viagem pelo Golfo