Implante cerebral da Precision Neuroscience, rival da Neuralink de Musk, é aprovado pela FDA
Publicado 20/04/2025 • 19:17 | Atualizado há 2 horas
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Chegando à aposentadoria? Estas estratégias podem proteger suas economias da volatilidade tarifária
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
De hambúrguer de algas marinhas a granola: o que são os alimentos ‘reutilizados’?
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 20/04/2025 • 19:17 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Precision Neuroscience
Reprodução/ Precision Neuroscience
A Precision Neuroscience anunciou que um componente central do seu sistema de implantes cerebrais foi aprovado pela FDA. A empresa está desenvolvendo uma interface cérebro-computador que, eventualmente, ajudará pacientes paralisados a recuperar funções como fala e movimento. Outras startups de destaque nesse campo incluem a Neuralink de Elon Musk e a Synchron, apoiada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, e pelo cofundador da Microsoft, Bill Gates.
Na quinta-feira, a startup de neurotecnologia Precision Neuroscience anunciou que um componente central do seu sistema de implantes cerebrais recebeu aprovação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, um grande avanço para a empresa de quatro anos.
A Precision está desenvolvendo uma interface cérebro-computador, ou BCI, que é um sistema capaz de decodificar sinais neurais e traduzi-los em comandos para tecnologias externas. De acordo com o site da empresa, inicialmente, a BCI será usada para ajudar pacientes com paralisia severa a recuperar funções como fala e movimento.
Apenas parte do sistema da Precision foi aprovada pela FDA na quinta-feira, mas isso marca a primeira aprovação regulatória completa concedida a uma empresa que desenvolve uma BCI sem fio, segundo a Precision em comunicado. Outras startups importantes nesse espaço incluem a Neuralink de Elon Musk e a Synchron, apoiada por Jeff Bezos e Bill Gates.
“Este é um momento fundamental para a Precision”, afirmou o Dr. Benjamin Rapoport, cofundador e diretor científico da Precision, em um comunicado. Rapoport também ajudou a fundar a Neuralink de Musk em 2017, antes de sair no ano seguinte.
A parte do sistema da Precision que a FDA aprovou é chamada de Interface Cortical Layer 7. A matriz de microeletrodos é mais fina que um fio de cabelo humano e se assemelha a um pedaço de fita adesiva amarela. Cada matriz é composta por 1.024 eletrodos.
Quando é colocada sobre o cérebro, a Precision afirma que ela pode se moldar à superfície sem danificar nenhum tecido.
A FDA autorizou que a Layer 7 seja implantada em pacientes por até 30 dias, e a Precision poderá comercializar a tecnologia para uso em ambientes clínicos. Isso significa que os cirurgiões poderão usar a matriz durante procedimentos para mapear sinais cerebrais, por exemplo. Esse não é o objetivo final da tecnologia para a Precision, mas ajudará a empresa a gerar receita a curto prazo.
Até agora, a Precision implantou temporariamente a Layer 7 em 37 pacientes, e a CNBC observou um caso no Hospital Mount Sinai, em Nova York, em abril passado. Até este ponto, as implementações ocorreram por curtos períodos, frequentemente por minutos ou horas, em pacientes que já estavam passando por cirurgias cerebrais por algum motivo médico.
Agora, graças à aprovação da FDA, a empresa poderá coletar dados por períodos muito mais longos.
“Essa aprovação regulatória aumentará exponencialmente nosso acesso a dados diversificados e de alta qualidade, o que nos ajudará a desenvolver sistemas BCI que funcionem de forma mais eficaz”, disse Rapoport.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.