Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Meta muda respostas de chatbot de IA para adolescentes após investigação sobre conversas ‘românticas’
Publicado 29/08/2025 • 19:45 | Atualizado há 2 meses
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 29/08/2025 • 19:45 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Logo da Meta.
Kirill Kudryavtsev/AFP
A Meta anunciou nesta sexta-feira (29) mudanças temporárias nas políticas do seu chatbot de inteligência artificial para adolescentes, após pressões de parlamentares preocupados com questões de segurança e relatos de conversas inadequadas.
Segundo a empresa, os chatbots de IA passam a ser treinados para não responder a adolescentes sobre temas como automutilação, suicídio e distúrbios alimentares, além de evitar diálogos de cunho romântico que possam ser considerados impróprios.
Leia também:
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
Câmara aprova projeto contra a adultização de crianças em ambientes digitais
OpenAI inaugura escritório em SP e reforça aposta no mercado de IA no Brasil
A empresa explicou que, em situações sensíveis, os chatbots vão direcionar adolescentes para fontes especializadas e de apoio, sempre que apropriado.
“À medida que nossa comunidade cresce e a tecnologia avança, estamos sempre aprendendo como os jovens interagem com essas ferramentas e reforçando nossas proteções conforme necessário”, afirmou a Meta em nota oficial.
Além disso, adolescentes que usam aplicativos como Facebook e Instagram só terão acesso a chatbots de IA com foco educacional ou de desenvolvimento de habilidades.
Segundo a Meta, ainda não há prazo definido para a duração dessas mudanças, que começam a ser implementadas nas próximas semanas em países de língua inglesa. As medidas provisórias fazem parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas à segurança de adolescentes.
Na semana passada, o senador Josh Hawley, republicano do Missouri, anunciou a abertura de uma investigação sobre a Meta, após uma reportagem da Reuters revelar que a empresa permitia que seus chatbots de IA tivessem conversas “românticas” e “sensuais” com adolescentes e crianças.
De acordo com a Reuters, um documento interno da Meta detalhava os comportamentos considerados aceitáveis para os chatbots de IA, servindo de orientação a funcionários e prestadores de serviço durante o desenvolvimento e treinamento dos sistemas.
Em um dos exemplos citados, o material indicava que um chatbot poderia manter uma conversa de tom romântico com uma criança de oito anos, chegando a dizer: “cada pedacinho de você é uma obra de arte – um tesouro que eu valorizo profundamente”.
Na ocasião, um porta-voz da Meta afirmou à agência que “os exemplos e notas em questão eram e continuam sendo equivocados e não condizem com nossas políticas, e já foram removidos”.
Mais recentemente, na quinta-feira (28), a organização sem fins lucrativos Common Sense Media divulgou uma análise de riscos do Meta AI, afirmando que o sistema não deveria ser usado por menores de 18 anos. Segundo a entidade, a plataforma “incentiva o planejamento de atividades perigosas e ignora pedidos legítimos de apoio”.
“Esse não é um sistema que precisa de melhorias. É um sistema que precisa ser completamente reconstruído, colocando a segurança como prioridade máxima, não como algo secundário”, declarou James Steyer, CEO da Common Sense Media. “Nenhum adolescente deveria usar o Meta AI enquanto falhas graves de segurança não forem corrigidas.”
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Holandeses assumem controle de fabricante chinesa de semicondutores e aumentam tensão entre os dois países
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar