CNBC

CNBCIA pode provocar o maior choque de empregos da história, alerta CEO da Anthropic

Tecnologia & Inovação

OpenAI estreia anúncios no ChatGPT com preços elevados e métricas limitadas

Publicado 28/01/2026 • 07:27 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A OpenAI vai começar a exibir anúncios no ChatGPT nas próximas semanas, em uma fase inicial de testes nos Estados Unidos.
  • A publicidade vai aparecer apenas para usuários da versão gratuita e do plano Go, a assinatura de menor preço da plataforma.

Divulgação/ChatGPT

A OpenAI vai começar a exibir anúncios no ChatGPT nas próximas semanas, em uma fase inicial de testes nos Estados Unidos. A publicidade vai aparecer apenas para usuários da versão gratuita e do plano Go, a assinatura de menor preço da plataforma. Os planos Plus, Pro e Enterprise ficarão livres de anúncios.

Segundo informações divulgadas pela empresa e pela imprensa, os anúncios terão um custo elevado: cerca de US$ 60 por mil impressões (CPM), aproximadamente três vezes acima do praticado em plataformas como Meta.

Leia também: A nova função do ChatGPT que deve mudar sua relação com a saúde

Em contrapartida, os anunciantes terão acesso apenas a métricas básicas, como número total de impressões e cliques, sem dados sobre conversão ou comportamento posterior do usuário, como compras.

As regras dos anúncios do ChatGPT

A empresa afirma que, por princípio, não venderá dados dos usuários nem permitirá o uso de conversas para fins de segmentação, o que limita práticas comuns de targeting e atribuição.

Os anúncios não serão exibidos para menores de 18 anos nem em conversas sobre temas sensíveis, como saúde mental ou política. A empresa afirma que a proposta é equilibrar uma nova fonte de receita com a preservação da confiança e da privacidade dos usuários.

Leia também: OpenAI usará anúncios no ChatGPT para ofertar assinaturas gratuitas e com desconto nos EUA]

Desde o lançamento do ChatGPT, em 2022, a OpenAI se tornou uma das empresas privadas mais valiosas do mundo, com avaliação estimada em US$ 500 bilhões após sucessivas rodadas de financiamento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;