Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
OpenAI lança novo recurso ‘modo de estudo’ para estudantes
Publicado 29/07/2025 • 20:50 | Atualizado há 16 horas
Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA
Empresas como Stanley Black & Decker e Conagra afirmam que tarifas devem custar centenas de milhões
Divisão das Big Techs? Google vai assinar as diretrizes de IA da UE; Meta rejeita as regras
‘Cadê o manual?’: Geração Z encara a crise dos 25 anos — ‘o mundo é bagunçado e difícil’, diz terapeuta
Agência ambiental de Trump quer revogar decisão que considera emissão de CO₂ uma ameaça à saúde pública
Publicado 29/07/2025 • 20:50 | Atualizado há 16 horas
KEY POINTS
Sede da OpenAI
Divulgação/OpenAI.
Nesta terça-feira (29), a OpenAI anunciou um novo recurso dentro do ChatGPT chamado “modo de estudo”, criado para ajudar estudantes a resolver questões passo a passo até chegar à resposta.
Com a popularização de chatbots de inteligência artificial como o ChatGPT, educadores perceberam rapidamente que estudantes usam essas ferramentas para colar e fugir do raciocínio crítico. Segundo a OpenAI, o modo de estudo é “um primeiro passo em uma jornada mais longa para melhorar o aprendizado com o ChatGPT”.
“Quando o ChatGPT é usado para ensinar ou como tutor, ele pode melhorar bastante o desempenho acadêmico”, disse Leah Belsky, vice-presidente de educação da OpenAI, durante uma coletiva. “Mas quando a ferramenta é usada só para dar respostas prontas, pode atrapalhar o aprendizado”.
Segundo a OpenAI, um em cada três jovens em idade universitária já utiliza o ChatGPT, por isso o modo de estudo foi pensado especialmente para esse público. Ao usar o novo recurso, os estudantes vão receber perguntas-guia em vez de respostas diretas enquanto resolvem exercícios, se preparam para provas ou aprendem conteúdos novos, informou a empresa.
A OpenAI divulgou uma demonstração gravada mostrando como um estudante pode usar o modo de estudo para resolver um exercício de casa. Depois que o aluno envia a pergunta, o ChatGPT faz com que ele passe por dois passos diferentes e, no final, escreva um resumo da resposta com suas próprias palavras.
De acordo com a OpenAI, o modo de estudo foi desenvolvido em parceria com professores, cientistas, especialistas em educação e estudantes que participam do ChatGPT Lab, espaço onde grupos de universitários compartilham como utilizam as ferramentas da empresa.
O anúncio do modo de estudo acontece poucos dias depois que o CEO da OpenAI, Sam Altman, sugeriu que a inteligência artificial pode transformar completamente o futuro da educação. Altman, que largou Stanford, disse que seu filho pequeno “provavelmente não” vai para a faculdade.
“Já acho que a faculdade talvez não esteja funcionando tão bem para a maioria das pessoas”, afirmou Altman durante uma entrevista no podcast “This Past Weekend w/ Theo Von”. “Daqui a 18 anos, acho que vai ser algo muito, muito diferente.”
Leia mais:
Índia supera China e se torna a maior exportadora de smartphones para os EUA
Cadê a Nvidia? Rivais chinesas roubam a cena em grande evento de IA em Xangai
Mesmo assim, a OpenAI continua colaborando de perto com instituições acadêmicas. No ano passado, a empresa lançou o ChatGPT Edu, uma versão do chatbot feita especialmente para universidades.
A OpenAI informou que o modo de estudo chegará ao ChatGPT Edu nas próximas semanas, mas já está disponível para os usuários dos planos Free, Plus, Pro e Team a partir desta terça-feira.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Tsunami provocado por forte terremoto é observado no Japão
Fed deve manter juros, mas reunião desta semana promete surpresas
Tarifas dos EUA sobre medicamentos podem prejudicar algumas farmacêuticas mais do que outras
Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
Ondas de tsunami chegam à Califórnia e ao Havaí após terremoto de grande magnitude na Rússia