CNBC
Aston Martin é uma montadora de veículos de luxo da Inglaterra

CNBC Fabricantes de carros de luxo sinalizam custos combinados de US$ 889 milhões com tarifas dos EUA

Tecnologia & Inovação

OpenAI lança novo recurso ‘modo de estudo’ para estudantes

Publicado 29/07/2025 • 20:50 | Atualizado há 16 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A OpenAI anunciou um novo recurso dentro do ChatGPT chamado "modo de estudo", criado para ajudar estudantes a resolver questões passo a passo.
  • O modo de estudo está disponível para usuários dos planos Free, Plus, Pro e Team e deve chegar ao ChatGPT Edu nas próximas semanas.
  • O CEO da OpenAI, Sam Altman, que largou a Universidade de Stanford, já afirmou que seu filho pequeno "provavelmente não" vai cursar faculdade.
OpenAI.

Sede da OpenAI

Divulgação/OpenAI.

Nesta terça-feira (29), a OpenAI anunciou um novo recurso dentro do ChatGPT chamado “modo de estudo”, criado para ajudar estudantes a resolver questões passo a passo até chegar à resposta.

Com a popularização de chatbots de inteligência artificial como o ChatGPT, educadores perceberam rapidamente que estudantes usam essas ferramentas para colar e fugir do raciocínio crítico. Segundo a OpenAI, o modo de estudo é “um primeiro passo em uma jornada mais longa para melhorar o aprendizado com o ChatGPT”.

Como o modo de estudo incentiva o aprendizado ativo

“Quando o ChatGPT é usado para ensinar ou como tutor, ele pode melhorar bastante o desempenho acadêmico”, disse Leah Belsky, vice-presidente de educação da OpenAI, durante uma coletiva. “Mas quando a ferramenta é usada só para dar respostas prontas, pode atrapalhar o aprendizado”.

Segundo a OpenAI, um em cada três jovens em idade universitária já utiliza o ChatGPT, por isso o modo de estudo foi pensado especialmente para esse público. Ao usar o novo recurso, os estudantes vão receber perguntas-guia em vez de respostas diretas enquanto resolvem exercícios, se preparam para provas ou aprendem conteúdos novos, informou a empresa.

A OpenAI divulgou uma demonstração gravada mostrando como um estudante pode usar o modo de estudo para resolver um exercício de casa. Depois que o aluno envia a pergunta, o ChatGPT faz com que ele passe por dois passos diferentes e, no final, escreva um resumo da resposta com suas próprias palavras.

De acordo com a OpenAI, o modo de estudo foi desenvolvido em parceria com professores, cientistas, especialistas em educação e estudantes que participam do ChatGPT Lab, espaço onde grupos de universitários compartilham como utilizam as ferramentas da empresa.

Visão do CEO sobre o futuro da educação

O anúncio do modo de estudo acontece poucos dias depois que o CEO da OpenAI, Sam Altman, sugeriu que a inteligência artificial pode transformar completamente o futuro da educação. Altman, que largou Stanford, disse que seu filho pequeno “provavelmente não” vai para a faculdade.

“Já acho que a faculdade talvez não esteja funcionando tão bem para a maioria das pessoas”, afirmou Altman durante uma entrevista no podcast “This Past Weekend w/ Theo Von”. “Daqui a 18 anos, acho que vai ser algo muito, muito diferente.”

Leia mais:

Índia supera China e se torna a maior exportadora de smartphones para os EUA

Cadê a Nvidia? Rivais chinesas roubam a cena em grande evento de IA em Xangai

Mesmo assim, a OpenAI continua colaborando de perto com instituições acadêmicas. No ano passado, a empresa lançou o ChatGPT Edu, uma versão do chatbot feita especialmente para universidades.

A OpenAI informou que o modo de estudo chegará ao ChatGPT Edu nas próximas semanas, mas já está disponível para os usuários dos planos Free, Plus, Pro e Team a partir desta terça-feira.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação