Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Seu pacote foi entregue”: Ariane 6 coloca Amazon na disputa espacial contra a Starlink
Publicado 12/02/2026 • 19:14 | Atualizado há 2 horas
SoftBank registra ganho de US$ 4,2 bilhões com aposta na OpenAI
Turnê de retorno do BTS impulsiona turismo e faz buscas por hotéis saltarem até 6.700%
Lucro da Mercedes cai mais da metade com tarifas e disputa no mercado chinês
Heineken: CEO afirma à CNBC que cortes são “fundamentais” para garantir lucros e financiar IA
Republicanos votam para encerrar tarifas de Trump contra o Canadá
Publicado 12/02/2026 • 19:14 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Ariane 6
A versão mais potente do foguete europeu Ariane 6 transportou, nesta quinta-feira, 32 satélites para o espaço para a rede Amazon Leo, que visa rivalizar com a Starlink, de Elon Musk.
O lançamento a partir do porto espacial da Europa em Kourou, na Guiana Francesa, na costa nordeste da América do Sul, é o primeiro para a Amazon Leo.
O maior número de satélites já transportado por um foguete Ariane separou-se com sucesso e partiu em direção à sua órbita final, sob aplausos daqueles que acompanhavam o evento ao vivo no centro de controle.
“Que dia, que lançamento!”, exclamou o CEO da Arianespace, David Cavailloles, que afirmou que a operação provou a capacidade do lançador de “realizar as missões mais complexas”.
“Amazon, seu pacote foi entregue”, escreveu o presidente francês Emmanuel Macron no X, referindo-se a um “sucesso europeu”.
Leia também: Starlink, Amazon Leo e TeraWave: as diferenças entre as gigantes do novo mercado de internet espacial
A empresa norte-americana Amazon, fundada pelo bilionário Jeff Bezos, é a principal parceira comercial do Ariane 6, apesar de este último ser promovido como um símbolo da soberania europeia no setor.
Para transportar os 32 satélites, o Ariane 6 foi atualizado com quatro propulsores auxiliares (boosters), em vez dos dois utilizados nos primeiros cinco voos.
O aumento marca “nossa maior carga útil lançada até hoje”, disse à AFP Martijn Van Delden, chefe de desenvolvimento comercial para a Europa na Amazon Leo.
Com 175 satélites já em órbita, a Amazon Leo pretende expandir sua constelação para 3.200. Enquanto isso, a rival Starlink possui quase 9.400 satélites.
“Pretendemos aumentar a carga útil a cada nova missão, especialmente à medida que propulsores mais potentes ficarem disponíveis no Ariane 6”, afirmou Van Delden.
Leia também: Ucrânia agradece a Musk por medidas para impedir uso do Starlink pela Rússia
“O Ariane 6 é um lançador perfeito para constelações” de satélites, afirmou o CEO da Arianespace, Cavailloles, durante uma coletiva de imprensa.
Ele disse que os lançamentos da Amazon ajudarão no treinamento para um projeto emblemático de constelação multiorbital da União Europeia, que visa garantir conectividade segura e soberana, com implantação prevista para começar em 2029.
Construir confiança no mercado
Ludwig Moeller, diretor do Instituto Europeu de Política Espacial (ESPI), alertou que “com o tempo, um lançador europeu soberano não pode depender principalmente de mercados estrangeiros”.
Parceiros estrangeiros “podem negociar tratamento prioritário apoiado pelo poder econômico ou podem tornar-se imprevisíveis ou inacessíveis sem aviso prévio, dado o atual ambiente geopolítico e as guerras comerciais”, disse ele à AFP.
Mas, na ausência de clientes comerciais europeus — muitos dos quais trabalham com a SpaceX de Musk — a parceria com a Amazon é crucial.
Quatro de cinco lançamentos previstos ocorreram em 2025, após o voo inaugural do Ariane em 2024, algo sem precedentes para um novo lançador, segundo o presidente do ArianeGroup, Marc Sion.
Embora se espere que o Ariane 6 realize eventualmente 10 lançamentos por ano, Pierre Lionnet, diretor de pesquisa da Eurospace, observou que, nesta fase, isso não seria possível sem clientes comerciais como a Amazon.
Espera-se que o investimento a longo prazo represente bilhões de euros para o setor espacial europeu.
“Se as coisas correrem bem aqui, isso ajudará a construir a confiança do mercado”, afirmou Philippe Clar, chefe de lançadores do ArianeGroup.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Esquema de propina teria bancado avanço da Aegea em concessões de água e esgoto
3
Ser latino nunca esteve tão em alta: Chile lança Latam-GPT para combater preconceitos digitais
4
Calote de R$ 5 bi opõe bandeiras e maquininhas de cartão de crédito após crise do Will Bank
5
Tesouro Reserva ou ‘caixinhas’ de bancos: qual vale a pena guardar sua reserva de emergência?