CNBC
A Samsung havia anunciado um contrato que iniciava em julho de 2025, cujo seu término era dezembro de 2033.

CNBCSamsung constrói unidade com 50 mil GPUs da Nvidia para automatizar fabricação de chips

Tecnologia & Inovação

Lucro da Spotify triplica com aumento de assinantes e controle de custos; veja os números

Publicado 04/11/2025 • 13:08 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Spotify triplica lucro para €899 milhões no 3º trimestre e receita sobe 7%.
  • Base global atinge 713 milhões de usuários e 281 milhões de assinantes Premium.
  • CEO Daniel Ek destaca avanço em margens e inovação com integração ao ChatGPT.

A Spotify registrou um lucro líquido de 899 milhões de euros (US$ 1 bilhão) no terceiro trimestre de 2025, quase três vezes o valor do mesmo período do ano anterior (€ 300 milhões). A receita total cresceu 7%, para € 4,27 bilhões, impulsionada pelo aumento de assinantes pagos e pela melhora da margem operacional, que chegou a 13,6% — o maior nível da história recente da companhia.

O Ebit operacional atingiu € 582 milhões, alta de 28% em relação a 2024 e 43% acima do trimestre anterior, superando as projeções do mercado (€ 531 milhões). A margem bruta foi de 31,6%, meio ponto acima da previsão da própria empresa, refletindo ganhos de eficiência e menor pressão de custos em podcasts e música.

O fluxo de caixa livre alcançou € 806 milhões, um recorde trimestral, elevando o acumulado dos últimos 12 meses para € 2,9 bilhões. No fim de setembro, a Spotify tinha €9 ,1 bilhões em caixa e aplicações de curto prazo.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho e entramos no fim do ano bem posicionados para crescer com margens melhores em 2025”, afirmou o CEO Daniel Ek, que assumirá o cargo de presidente executivo em janeiro.

“O foco agora é acelerar execução, ampliar nosso ecossistema e consolidar a liderança global em áudio digital.”

Crescimento em usuários e assinaturas

A base global de usuários ativos mensais subiu 11%, chegando a 713 milhões, acima da projeção de 710 milhões. O número de assinantes Premium avançou 12%, para 281 milhões, em linha com o esperado.

Segundo o balanço, houve crescimento em todas as regiões, com destaque para a América Latina e a América do Norte, impulsionadas por campanhas promocionais e melhorias no aplicativo móvel gratuito.

A receita Premium aumentou 9%, para € 3,83 bilhões, enquanto a receita de anúncios caiu 6%, para € 446 milhões, afetada por ajustes na precificação e reorganização do portfólio de podcasts.

Apesar das altas no preço da assinatura em agosto, o ticket médio por usuário (ARPU) recuou 4%, ficando em € 4,53, estável quando descontado o efeito cambial.

IndicadorResultado Variação anualComentário
Receita total€ 4,27 bilhões+7%Crescimento de 12% em moeda constante
Lucro líquido€ 899 milhões+199%Reflete eficiência e controle de custos
Usuários ativos mensais713 milhões+11%Supera guidance de 710 milhões
Assinantes Premium281 milhões+12%Alta em todas as regiões, com destaque para América Latina
Fluxo de caixa livre€806 milhões+13%Maior nível histórico trimestral
Fonte: Spotify Q3 2025 Earnings Report

Plataforma e inovação

No trimestre, a empresa lançou 30 atualizações de produto, incluindo áudio loss-less, ferramentas de mixagem de playlists e mensagens entre usuários.

Também estreou o Spotify no ChatGPT, integrando recomendações personalizadas dentro da plataforma da OpenAI, e anunciou novas parcerias com Amazon e Yahoo para ampliar o acesso de anunciantes ao seu inventário de áudio e vídeo.

Entre os destaques culturais, o álbum The Life of a Showgirl, de Taylor Swift, quebrou recordes e se tornou o mais ouvido em um único dia em 2025, reforçando o peso dos grandes lançamentos na plataforma.

Perspectivas

Para o quarto trimestre, a Spotify projeta receita de € 4,5 bilhões, lucro operacional de € 620 milhões, 745 milhões de usuários ativos e 289 milhões de assinantes Premium. A companhia prevê margem bruta de 32,9% e espera continuar expandindo lucros e caixa em 2026.

“Todos os nossos indicadores estão acima ou em linha com o guidance, e estamos vendo a combinação de crescimento e rentabilidade que esperávamos alcançar após o redesenho estratégico do último ano”, disse o CFO Christian Luiga.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;