CNBC

CNBC Smartphone de US$ 499 de Trump provavelmente será fabricado na China

Tecnologia & Inovação

Tencent aposta que experiência com WeChat e games na China ajudará a impulsionar negócio de nuvem na Europa

Publicado 17/06/2025 • 10:16 | Atualizado há 7 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Tencent passou anos se consolidando como gigante de games e redes sociais na China e, nesse processo, desenvolveu também suas capacidades em computação em nuvem.
  • Agora, a empresa de tecnologia quer levar essa expertise para a Europa, à medida que acelera a expansão internacional de sua divisão de nuvem, disse Dowson Tong, CEO do grupo de nuvem da Tencent, à CNBC.
  • “Temos pontos fortes e competências em áreas tecnológicas muito específicas, além de setores industriais”, afirmou Tong, em entrevista na semana passada. “São capacidades tecnológicas muito únicas, desenvolvidas ao longo de muitos anos, originadas de nossos produtos na China.”
Tencent

Tencent

Divulgação

A Tencent passou anos se consolidando como gigante de games e redes sociais na China e, nesse processo, desenvolveu também suas capacidades em computação em nuvem.

Agora, a empresa de tecnologia quer levar essa expertise para a Europa, à medida que acelera a expansão internacional de sua divisão de nuvem, disse Dowson Tong, CEO do grupo de nuvem da Tencent, à CNBC.

“Temos pontos fortes e competências em áreas tecnológicas muito específicas, além de setores industriais”, afirmou Tong, em entrevista na semana passada. “São capacidades tecnológicas muito únicas, desenvolvidas ao longo de muitos anos, originadas de nossos produtos na China.”

Leia também:

Tencent aposta no império WeChat de 1,4 bilhão de usuários para sair na frente na corrida de IA da China

Gigante de tecnologia chinesa Tencent sobe 13% na receita com forte crescimento na unidade de jogos

Lucro da Tencent no quarto trimestre dispara 90% impulsionado por jogos e publicidade

“Nosso objetivo é levar muito dessa experiência tecnológica para a Europa. Estamos em conversas com vários clientes em potencial interessados.”

A aposta da Tencent na Europa colocará a empresa em competição com gigantes dos Estados Unidos — Amazon, Microsoft e o Google (da Alphabet) — que, juntas, detêm 70% do mercado europeu de computação em nuvem.

Mas a empresa chinesa espera se destacar ao focar em áreas específicas nas quais construiu know-how.

Segundo Tong, isso inclui tecnologias de nuvem voltadas para otimização de streaming de vídeo, garantia de uma experiência de jogo fluida e desenvolvimento e hospedagem de “super apps”, como o WeChat — o maior serviço de mensagens da China.

O WeChat é amplamente considerado um pioneiro dos super apps, conceito que se refere a aplicativos multifuncionais, que combinam recursos como mensagens e pagamentos.

Tong citou como exemplo o trabalho da Tencent em parceria com a operadora francesa Orange, no suporte ao aplicativo Max it, na África. Na área de games, a tecnologia de nuvem da Tencent pode reduzir a “latência”, termo técnico que se refere ao atraso entre as ações do jogador e o que acontece na tela.

A empresa chinesa também aposta que companhias europeias vão preferir trabalhar com múltiplos provedores de nuvem, em vez de depender de apenas um ou dois grandes players.

“Essa é, na verdade, uma estratégia deliberada nossa, para que os clientes se sintam mais confortáveis usando nossa tecnologia, especialmente em um ambiente de múltiplas nuvens”, afirmou Tong, acrescentando que os clientes querem ter a possibilidade de interoperar.

Aposta em IA

As empresas de computação em nuvem têm dado cada vez mais ênfase à venda de ferramentas de inteligência artificial, como forma de gerar receita e diferenciar suas ofertas da concorrência.

A Tencent desenvolveu na China seu próprio modelo fundacional de inteligência artificial, chamado Hunyuan, mas também utiliza modelos criados por outra empresa chinesa, a DeepSeek, em seus produtos.

Tong disse que a Tencent adotará uma abordagem semelhante na Europa, possivelmente oferecendo produtos baseados em modelos desenvolvidos no continente.

“Nosso foco será fornecer ferramentas que funcionem com diferentes modelos fundacionais — no fim das contas, é o cliente quem decide qual modelo funciona melhor para ele”, disse Tong à CNBC.

“No final do dia, sempre nos voltamos para nossos clientes, identificamos os problemas que eles querem resolver, oferecemos as ferramentas para que consigam alcançar seus objetivos e obtenham os ganhos de eficiência de custo que podemos proporcionar.”

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação