Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
UE acusa Meta e TikTok de infrações a regras sobre acesso a conteúdo online e ameaça com multas pesadas
Publicado 24/10/2025 • 07:23 | Atualizado há 12 horas
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
EUA: taxa de inflação atinge 3% em setembro, abaixo do esperado
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Após tarifas de Trump, banana nos EUA tem alta de 5,4% e deixa de ser símbolo de estabilidade nos preços
Publicado 24/10/2025 • 07:23 | Atualizado há 12 horas
KEY POINTS
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, disse nessa sexta-feira (24/10) que havia descoberto preliminarmente que tanto o TikTok quanto a Meta estavam violando suas regras de transparência. Acusou as gigantes da tecnologia dos EUA de violar sua obrigação de conceder aos pesquisadores “acesso adequado” a dados públicos sob o Regulamento dos Serviços Digitais (DSA) – a legislação tecnológica marcante da UE.
“A Comissão também descobriu preliminarmente que a Meta, tanto para o Instagram quanto para o Facebook, violou suas obrigações de fornecer aos usuários mecanismos simples para notificar conteúdo ilegal, bem como de permitir que contestassem efetivamente as decisões de moderação de conteúdo”, acrescentou em um comunicado.
O Regulamento dos Serviços Digitais está entre um grupo de legislações da UE concebidas para controlar o poder das Big Tech. A Comissão também abriu inúmeras investigações sob outra lei marcante conhecida como Regulamento dos Mercados Digitais.
“Discordamos de qualquer sugestão de que violamos o DSA, e continuamos a negociar com a Comissão Europeia sobre esses assuntos”, disse o porta-voz da Meta, Ben Walters, em um comunicado.
“Na União Europeia, introduzimos mudanças nas nossas opções de denúncia de conteúdo, processo de apelação e ferramentas de acesso a dados desde que o DSA entrou em vigor e estamos confiantes de que essas soluções correspondem ao que é exigido pela lei na EU”, acrescentou.
A CNBC entrou em contato com o TikTok para comentários.
A UE diz que os pesquisadores devem ter acesso aos dados das plataformas de mídia social, pois isso permite que o público inspecione quaisquer potenciais impactos físicos ou mentais da tecnologia.
A Comissão afirmou em suas conclusões preliminares que Facebook, Instagram e TikTok “podem ter implementado procedimentos e ferramentas onerosos para que os pesquisadores solicitem acesso a dados públicos. Isso frequentemente os deixa com dados parciais ou não confiáveis, impactando sua capacidade de conduzir pesquisas, como se os usuários, incluindo menores, estão expostos a conteúdo ilegal ou prejudicial”.
As empresas de tecnologia são agora convidadas pela Comissão a examinar suas descobertas e responder por escrito.
Se as conclusões preliminares da Comissão forem confirmadas, ela tem o poder de emitir uma decisão de não conformidade que poderia acarretar uma multa de até 6% do faturamento anual mundial total – um valor considerável para Meta e para a ByteDance, proprietária do TikTok.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Exclusivo: Oncoclínicas fecha parceria com governo do DF para reduzir fila de espera no tratamento de câncer
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Entrevista: ‘cortes de geração de energia e insegurança jurídica ameaçam avanço das fontes renováveis’
5
Turismo internacional no Brasil bate novos recordes e movimenta US$ 6 bilhões em nove meses