Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tesla e GM lideram vendas recordes de VE nos EUA este ano com o fim dos incentivos federais
Publicado 03/10/2025 • 13:21 | Atualizado há 2 horas
Ações da Intel sobem 50% no último mês e participação dos EUA chega a R$85,5 bilhões
Apple remove apps que rastreavam agentes do ICE após pressão de governo Trump
Amazon é investigada após dois drones de entrega baterem em guindaste nos EUA
Com S&P 500 perto de recordes, é hora de reconsiderar a estratégia ‘compre e esqueça’, dizem especialistas
CEO da Robinhood: Tokenização de ativos é um ‘trem de carga’ imparável a caminho dos grandes mercados
Publicado 03/10/2025 • 13:21 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Pixabay
A Tesla e a General Motors estão liderando a indústria automotiva dos EUA este ano em vendas domésticas recordes de veículos totalmente elétricos (VEs), já que os consumidores se apressaram em comprar VEs antes que incentivos federais de até US$ 7.500 por compra terminassem em setembro.
Novos dados fornecidos à CNBC pela Motor Intelligence mostram que as vendas de VEs nos EUA, excluindo híbridos, ultrapassaram 1 milhão de unidades nos primeiros nove meses do ano e estabeleceram um novo recorde trimestral de mais de 438 mil unidades vendidas durante o terceiro trimestre — alcançando participação de mercado de 10,5% no período.
Essa participação de mercado recorde aumentou em relação a 7,4% no segundo trimestre e 7,6% nos primeiros três meses do ano, de acordo com a Motor Intelligence. As vendas de modelos totalmente elétricos foram estimadas em 1,3 milhão em 2024, com uma participação de mercado de cerca de 8%.
A Tesla, líder da indústria de VE nos EUA, que não reporta vendas por região, é estimada ter mantido sua posição de liderança com uma participação de mercado de 43,1% até setembro, de acordo com os dados. Isso é uma queda em relação aos 49% no final do ano passado, enquanto as concorrentes continuam a lançar novos VEs.
A GM, que oferece o maior número de modelos VE nos EUA, obteve ganhos significativos este ano. A Motor Intelligence informou que a montadora de Detroit saltou de uma participação de mercado de 8,7% no início deste ano para 13,8% no terceiro trimestre – superando a Hyundai Motor, incluindo a Kia, com 8,6% até setembro.
Os dados de vendas surgem dois dias depois que a GM estimou que lidera a indústria dos EUA em crescimento de participação de mercado de VE até agora em 2025, com os incentivos mais baixos de qualquer grande montadora. A GM vendeu 144.668 VEs até setembro, o que ainda representava apenas 6,8% de suas vendas totais nos EUA.
“Ninguém está em uma posição mais forte para um mercado dos EUA em mudança do que a GM“, disse Duncan Aldred, presidente da GM na América do Norte, em um comunicado. “Temos o melhor portfólio de veículos ICE [motor de combustão interna] e VE que já tivemos. Nossas marcas aumentaram a participação de mercado com preços consistentemente fortes, e baixos incentivos e estoque.”
Saiba mais:
Vendas de veículos sobem 2,9% em setembro ante mesmo período do ano passado
Fim de crédito fiscal impulsiona alta nas vendas de veículos elétricos nos EUA
Seguindo Tesla, GM e Hyundai, dados da Motor Intelligence mostram que a participação de mercado de VE da Ford Motor foi de 6,6% no terceiro trimestre, seguida pela Volkswagen com 5,4%; Honda Motor com 4,6%; e BMW com 3,6%.
Apesar do aumento das vendas a cada trimestre deste ano, as startups de VE Rivian Automotive e Lucid Group continuam a ter uma participação de mercado de VE relativamente pequena. A Lucid permanece abaixo de 1%, enquanto a Rivian estava em 3% até setembro.
Grandes montadoras reportaram resultados do terceiro trimestre esta semana que foram impulsionados pelas vendas de VE. A corrida para comprar carros elétricos ocorreu antes do fim dos incentivos federais para esses veículos, como resultado do “One Big Beautiful Bill Act” da administração Trump.
Analistas e executivos da indústria acreditam que o fim dos incentivos criará um ciclo de boom e crise para a venda de VEs nos EUA.
O CEO da Ford, Jim Farley, disse na terça-feira que “não ficaria surpreso” se as vendas de VEs caíssem de uma participação de mercado da indústria de cerca de 10% a 12% em setembro para 5% após o fim do programa de incentivos.
O fim dos créditos de VE para os EUA ocorre no momento em que o país continua a ficar atrás de outros grandes mercados na adoção de veículos de emissão zero. A Agência Internacional de Energia relata que a China continuou a liderar a adoção global de VE no ano passado, com vendas de 6,4 milhões de veículos totalmente elétricos, sem contar os híbridos, seguida pela Europa com 2,2 milhões de unidades.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ambipar amarga queda após recorrer a proteção judicial e perde R$ 3,5 bilhões em valor de mercado em três dias
Raízen registra maior desvalorização da bolsa no 3º trimestre
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
Crefisa, de Leila Pereira, empresta dinheiro e assume poderes no Vasco
Anvisa procura agências internacionais em busca de antídoto contra intoxicação por metanol