Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Transações digitais crescem e Pix lidera como meio de pagamento no Brasil, segundo Google
Publicado 16/07/2025 • 20:45 | Atualizado há 6 horas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 16/07/2025 • 20:45 | Atualizado há 6 horas
KEY POINTS
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil.
Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix.
O sistema de pagamentos brasileiro atravessa uma fase de consolidação de tecnologias digitais, com destaque para o Pix, que em 2024 ultrapassou o cartão de crédito e o débito em volume de uso. O dado faz parte da nova edição da pesquisa “Pagamentos em Transformação: Do Dinheiro ao Código”, lançada pelo Google nesta semana.
“Estamos presenciando uma era onde a escolha e a experiência do usuário são o centro da transformação digital dos pagamentos. O Pix não apenas redesenhou a velocidade e a facilidade das transações, mas empoderou o consumidor com mais opções”, afirmou Gustavo Pena, head de indústria do Google Brasil, que destacou também o papel do cartão de crédito na manutenção da competitividade e da inovação.
Leia mais:
“O Pix é do Brasil e dos brasileiros!”, diz campanha do governo em resposta à Trump
EUA citam uso do PIX e falta de combate à corrupção em investigação contra o Brasil
Segundo a pesquisa, o dinheiro em espécie caiu de 43% em 2019 para 6% em 2024 entre os que o utilizavam com frequência. Já o Pix alcançou 47% do volume de transações no último trimestre de 2024 e é usado por 93% da população adulta, sendo o principal meio de pagamento para 62% dessas pessoas. O aumento foi registrado em todas as faixas etárias, regiões e classes sociais.
A decisão de qual meio de pagamento utilizar é estratégica. A pesquisa mapeou quatro perfis principais de comportamento: Pix-dependente, Equilibrista de crédito, Pix-estrategista e Maximizador de Crédito. Os principais fatores de escolha apontados pelos entrevistados foram segurança (41%), facilidade de uso (37%) e ausência de taxas (36%).
A expansão do Pix também alcança o setor empresarial. As transações entre pessoas e empresas (P2B) cresceram 47% em valor entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024. Com o lançamento do Pix Automático em junho de 2025 e a previsão do Pix Parcelado para setembro, espera-se novo avanço na adesão.
Apesar do crescimento do Pix, o cartão de crédito segue como meio dominante para compras online de maior envolvimento. Itens como passagens, hotéis, móveis e eletrônicos continuam sendo adquiridos prioritariamente com o cartão. Programas de pontos e milhas (57%) e ausência de anuidade (81%) são apontados como os principais atrativos.
A emissão de cartões triplicou na última década. Mais da metade dos brasileiros (58%) afirma ter ampliado o uso do cartão de crédito nos últimos cinco anos.
O consumidor brasileiro é receptivo à inovação. Entre os entrevistados, 16% se identificam como “Entusiastas” e 18% como “Abertos a novas tecnologias”. Formas de autenticação como impressão digital e reconhecimento facial já são consideradas viáveis para pagamentos, com 74% dizendo que usariam a biometria digital.
O ambiente regulatório também contribuiu para o cenário atual, com marcos como a Lei dos Meios de Pagamento (2013), a regulamentação das fintechs (2018), o lançamento do Pix (2020) e o início do Open Finance (2021).
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
"Queremos negociação urgente", diz Alckmin sobre tarifa dos EUA
Aura Minerals levanta R$ 1 bilhão em oferta de ações nos EUA
Com investimento de R$ 6,5 mi, evento de cavalos árabes recebe o sheik do Catar, que vem pela primeira vez ao Brasil
STF: Moraes decide que governo pode elevar IOF, mas sem cobrança sobre risco sacado
Fechamento de usina da Raízen em SP resulta em 1,2 mil demissões, afirma prefeitura