Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Anac libera slots da Voepass para outras companhias após não cumprimento de metas
Publicado 10/05/2025 • 16:03 | Atualizado há 7 meses
De Labubus a Jellycats: o que explica a obsessão da Geração Z por bichinhos de pelúcia?
Mercado de wellness em alta: por que suplementos de bem-estar ganham força nas festas de fim de ano
Empresas sentem impacto de novas exigências no visto H-1B para profissionais estrangeiros
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
Entrada de Larry Ellison provoca reviravolta na corrida da Paramount pela Warner
Publicado 10/05/2025 • 16:03 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
VOEPASS Linhas Aéreas Divulgação
A partir de 11 de maio, os 20 slots diários da Voepass no Aeroporto de Congonhas e os 8 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, estarão disponíveis para outras empresas aéreas que manifestarem interesse em operá-los até o final da temporada Summer 25, que vai até 25 de outubro deste ano. A medida foi tomada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a Voepass não cumprir a meta de regularidade de voos, que exige uma taxa mínima de 80% de pontualidade.
Leia mais:
Voepass: Anac libera pouso de jatos em Noronha durante ação emergencial da Latam e Ministério
A decisão está baseada na Resolução nº 682, de 2022, que regula a alocação de slots nos aeroportos, e nas Decisões 533 e 534, de junho de 2022, que tratam da coordenação dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. A medida visa otimizar o uso da infraestrutura aeroportuária e possibilitar que outras companhias possam utilizar esses horários de decolagem e pouso durante a temporada atual.
A Voepass, que não conseguiu atingir o índice mínimo de regularidade nas operações, perdeu temporariamente os direitos sobre os slots. Desde março de 2025, as operações da companhia estão suspensas por decisão cautelar da Anac. A suspensão continuará até que a Voepass comprove que tem condições de cumprir os requisitos de segurança operacional e de gestão. Apesar disso, os slots atribuídos à empresa foram mantidos até abril de 2025, com a possibilidade de retorno das operações da Voepass. Contudo, a companhia não retomou suas atividades, o que resultou na disponibilização das posições.
A regra de distribuição de slots segue a prática internacional e é utilizada para garantir maior eficiência na operação dos aeroportos saturados, como o de Congonhas, que é um dos mais movimentados do Brasil. A Voepass detinha 3% dos slots de Congonhas. A medida permitirá que outras empresas operem nos horários disponíveis até o término da temporada, com os slots retornando à Anac para a redistribuição na temporada Winter 2025.
Além disso, a distribuição de slots ocorre em duas temporadas anuais: Summer e Winter. Cada temporada é avaliada de forma independente, considerando a regularidade e o desempenho das empresas. Assim, os slots da Voepass disponíveis na temporada Summer 25 não afetarão a alocação de slots para a temporada seguinte. A partir de 2026, esses horários serão novamente distribuídos pela Anac, com foco na atratividade para novas empresas no mercado.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Juliana Colombo é jornalista especializada em economia e negócios. Já trabalhou nas principais redações do país, como Valor Econômico, Forbes, Folha de S. Paulo e Rede Globo.
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
Funcionários dos Correios devem rejeitar acordo e ampliar risco de greve nacional
3
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária