CNBC
SoftBank.

CNBCSoftBank registra ganho de US$ 4,2 bilhões com aposta na OpenAI

Transporte

Caos aéreo na Alemanha: greve da Lufthansa cancela 800 voos e afeta 100 mil passageiros

Publicado 12/02/2026 • 12:00 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • A paralisação atinge as operações da Lufthansa, Lufthansa Cityline e Lufthansa Cargo, paralisando aeroportos principais como Frankfurt e Berlim.
  • O conflito é motivado por disputas sobre aposentadorias corporativas e pela ameaça de fechamento da subsidiária CityLine, focada em voos europeus.
  • Passageiros podem solicitar reembolso, remarcar viagens ou utilizar trens da Deutsche Bahn para deslocamentos internos dentro do território alemão.
Lufthansa

Cerca de 800 voos do grupo alemão Lufthansa foram cancelados nesta quinta-feira com partida da Alemanha, em razão de uma greve de pilotos e pessoal de cabine no país.

“No total, quase 800 voos foram cancelados hoje na Lufthansa, Lufthansa Cityline e Lufthansa Cargo, afetando cerca de 100 mil passageiros“, declarou o grupo em comunicado, sem detalhar o número de voos mantidos.

A greve atingiu particularmente os aeroportos de Frankfurt, Berlim, Hamburgo e Düsseldorf, conforme os sites das unidades. Em Munique, por outro lado, a maioria dos voos decolou como planejado.

Os passageiros podem remarcar seus voos ou solicitar o reembolso do bilhete. Para viagens dentro da Alemanha, eles também podem utilizar gratuitamente as ligações ferroviárias operadas pela Deutsche Bahn, explicou um porta-voz à AFP. O grupo prevê oferecer um cronograma “o mais normal possível” a partir de sexta-feira.

A paralisação dos pilotos afeta todos os voos da companhia principal Lufthansa e os da divisão de carga Lufthansa Cargo que decolam da Alemanha, informou uma porta-voz do sindicato Vereinigung Cockpit (VC).

Leia também: Lufthansa supera expectativas no terceiro trimestre e mantém projeção de lucro maior em 2025

O movimento social surgiu de um conflito sobre a aposentadoria corporativa dos pilotos, considerada pelo VC como “muito abaixo” do nível de remuneração anterior. O objetivo é obter uma convenção coletiva que “ofereça segurança e confiabilidade tanto aos pilotos atuais quanto aos novos recrutas”, segundo nota do VC.

Ao mesmo tempo, o sindicato do pessoal de cabine UFO convocou uma greve de advertência na subsidiária CityLine, especializada em voos europeus e que está ameaçada de fechamento.

A Lufthansa não anunciou oficialmente o encerramento das atividades da CityLine, mas o sindicato denunciou que o processo já estaria em curso sem que outras soluções fossem dadas aos funcionários. “Precisamos de um diálogo construtivo, não de escalada – esta é a única forma de obter soluções viáveis”, afirmou o diretor de recursos humanos do grupo, Michael Niggermann.

Maior grupo de transporte aéreo da Europa, a Lufthansa também opera as companhias Eurowings, Austrian, Swiss e Brussels Airlines.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Transporte

;