Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Índia tem melhor mês da história no setor automotivo, com alta de 40% impulsionada por festas e cortes de impostos
Publicado 07/11/2025 • 10:26 | Atualizado há 2 horas
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 07/11/2025 • 10:26 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Pexels
A indústria automobilística da Índia registrou seu melhor mês da história em outubro, evidenciando uma forte recuperação no consumo doméstico que pode compensar o impacto da desaceleração das exportações para os Estados Unidos.
As vendas totais no varejo em todos os segmentos de veículos, de carros a tratores, aumentaram 40,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Federação das Associações de Concessionários de Automóveis.
“Os segmentos de veículos de passeio e de duas rodas atingiram máximas históricas, sinalizando uma renovação da confiança do consumidor e fortes fundamentos econômicos”, afirmou C.S. Vigneshwar, presidente da entidade, no comunicado.
Leia também:
A indústria automotiva indiana responde por 7,1% do produto interno bruto do país e por quase metade do PIB da manufatura, de acordo com dados do governo. O país é o quarto maior produtor de automóveis do mundo. As exportações para os EUA representam 2% do PIB da Índia.
A japonesa Maruti Suzuki India e a sul-coreana Hyundai Motor India dominam o mercado doméstico de carros, seguidas pelas fabricantes locais Tata Motors e Mahindra & Mahindra.
As vendas de veículos de passeio cresceram 11% na comparação anual, chegando a 557 mil unidades em outubro, enquanto as vendas de scooters e motocicletas dispararam 52%, para 3,15 milhões, impulsionadas pela demanda rural, pela redução do imposto sobre bens e serviços (GST) e pelo período de festas.
As concessionárias registraram “maior fluxo de clientes e melhor sentimento, levando a taxas de conversão extremamente altas”, observou a FADA.
O consumo privado e familiar agora representa mais de 60% do PIB da Índia no ano fiscal de 2025, um nível comparável ao de economias desenvolvidas como Estados Unidos e Reino Unido, reduzindo a dependência do país das exportações.
A recuperação da demanda doméstica pode ajudar a compensar o impacto negativo das tarifas elevadas impostas pelos EUA sobre produtos indianos desde agosto, avaliam analistas.
Em setembro, o governo indiano anunciou amplos cortes no GST para estimular a demanda, incluindo a redução de impostos sobre carros pequenos e veículos de duas rodas de 28% para 18%.
Segundo dados da FADA, a demanda rural se destacou: as vendas de veículos de passeio em cidades menores cresceram mais de três vezes o ritmo registrado nos grandes centros urbanos, enquanto as vendas de motos e scooters quase dobraram o crescimento urbano.
Concessionárias de veículos de duas rodas e de carros, especialmente em regiões rurais, esperam que a forte demanda continue pelos próximos três meses, afirmou a entidade do setor.
A FADA considera rural qualquer cidade em que mais de 40% da população masculina trabalhe na agricultura.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
AMBIPAR EXCLUSIVO: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Qantas divulga as primeiras imagens da aeronave Airbus que voará sem escalas de Sydney para Nova York e Londres
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção