Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Receita da JSL cresce 13% no 2T25 e vê impacto positivo do redirecionamento de cargas após tarifaço
Publicado 08/08/2025 • 21:24 | Atualizado há 5 horas
EXCLUSIVO CNBC: Sam Altman, CEO da OpenAI, diz que GPT-5 ‘é muito melhor para negócios’
CEO da Intel rebate ameaça de Trump em carta a funcionários
Mercado em alta histórica: como usar ETFs para fugir de impostos
Bolsas americanas sobem com investidores atentos ao impacto das tarifas e à alta do ouro
Após forte queda na bolsa, prejuízo e “cenário preocupante”, Crocs vai reduzir pedidos no 2º trimestre
Publicado 08/08/2025 • 21:24 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
A JSL, uma das maiores empresas de logística do país, registrou receita líquida de R$ 2,4 bilhões no segundo trimestre de 2025, crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado veio acompanhado de expansão das margens operacionais, o que, segundo o CFO da companhia, Guilherme Sampaio, reflete um desempenho sólido e alinhado com o planejamento estratégico da empresa.
Em entrevista ao Real Time, Sampaio afirmou que a empresa não sofreu impactos negativos com o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Ao contrário, a mudança no destino de cargas que antes eram exportadas pode impulsionar o transporte rodoviário local. “Temos escutado de clientes da indústria alimentícia, por exemplo, que volumes antes direcionados à exportação agora estão sendo redirecionados para o Brasil e América do Sul. Para a JSL, isso representa mais movimentação interna, o que é positivo”, explicou.
Com operações em nove países, incluindo Brasil, América do Sul e África, a JSL atua em mais de 20 setores da economia, com destaque para alimentos e bebidas, papel e celulose, e automotivo. A empresa não está exposta diretamente a cadeias mais afetadas pelas tarifas, como café e frutas. “No curto prazo, não vemos impactos negativos nos segmentos que atendemos”, reforçou.
Sampaio acredita que o segundo semestre deve trazer ainda mais força para os negócios, com aumento do consumo em datas como a Black Friday e o Natal. “Apesar dos juros altos, a economia real segue aquecida. Ouvimos das indústrias que o volume permanece forte”, disse.
Sem fornecer guidance formal, o executivo apontou otimismo com a demanda, reforçando que a logística vive um bom momento no Brasil, especialmente para operadores integrados como a JSL. “O setor passa por transformação. Empresas menores sofrem mais com os juros, mas o volume está melhor que o esperado”, afirmou.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e digital, a JSL vem investindo em tecnologia como diferencial estratégico. Em setembro do ano passado, lançou a JCL Digital, unidade de negócios voltada à digitalização completa das operações de transporte. “O consumidor quer rapidez e preço baixo. Só conseguimos isso com produtividade e tecnologia”, ressaltou.
A empresa também mantém a estratégia de aquisições. Em 2023, comprou a FSJ, especializada em e-commerce, e passou a atuar com mais força nesse mercado. “Aquisições fazem parte do nosso DNA. Buscamos empresas com conhecimento específico que nos ajudem a crescer em novos nichos”, concluiu.
Com atuação diversificada, escala nacional e foco em inovação, a JSL segue posicionada para aproveitar oportunidades no setor logístico, mesmo em meio a um cenário externo desafiador.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
Meta gasta US$ 250 milhões para contratar jovem de 24 anos; saiba quem é o prodígio da IA que fez Mark Zuckerberg gastar esta fortuna
Mercado de Nova York fecha em alta com Nasdaq em recorde e Trump nomeia Stephen Miran para o Fed
Ações da Petrobras despencam com frustração de investidores após call de resultados
Inverno Cripto? Ciclo histórico do bitcoin pode estar chegando ao fim
Trump: encontro com Putin será na semana que vem; acordo pode encerrar ameaça de taxar em 100% países que compram petróleo russo