Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Metrô de SP passa a aceitar pagamento por aproximação de cartão
Publicado 01/12/2025 • 11:54 | Atualizado há 23 minutos
Publicado 01/12/2025 • 11:54 | Atualizado há 23 minutos
KEY POINTS
O pagamento por aproximação começa a funcionar em fase de testes em 57 estações adicionais do Metrô de São Paulo, com expansão ao longo de dezembro.
O pagamento por aproximação começa a funcionar em fase de testes em 57 estações adicionais do Metrô de São Paulo, com expansão ao longo de dezembro.
O Metrô de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (1º) a expansão do pagamento por aproximação em todas as linhas que opera, exceto as privatizadas. A tecnologia já estava disponível em parte da rede e agora passa a funcionar em fase de testes em mais 57 estações, com duração prevista de seis meses e possibilidade de prorrogação.
O sistema aceita cartões físicos de débito e crédito das bandeiras Mastercard, Visa e Elo, desde que habilitados para aproximação. Durante o piloto, cada usuário poderá pagar uma viagem por vez, com novo uso permitido após 30 minutos, regra que poderá ser ajustada ao longo da avaliação. Os bloqueios exclusivos estarão sinalizados e algumas estações contarão com orientadores.
O pagamento por aproximação já funciona nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e será implementado ao longo de dezembro na linha 2-Verde e na linha 15-Prata. Cada estação terá ao menos uma catraca dedicada ao novo sistema. No primeiro momento, cartões virtuais em celulares ou relógios não serão aceitos.
O Metrô afirma que os principais benefícios são a redução de filas, a rapidez no embarque e a dispensa de recarga ou compra antecipada de bilhetes. Hoje, o sistema aceita Bilhete Único, Top e QR Code como meios de pagamento.
A fase piloto não permitirá integração tarifária com ônibus usando cartões bancários. Usuários que dependem de integração deverão continuar utilizando o Bilhete Único ou Top. As estações de maior movimento terão equipes identificadas para orientar passageiros e reduzir erros de leitura.
A lista completa inclui estações de grande fluxo como Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, São Bento, Paraíso, Barra Funda, República, Sé, Tatuapé e Itaquera. Outras estações das linhas 2-Verde e 15-Prata entram no sistema ao longo de dezembro.
Leia também:
Com 54,7 metros quadrados e ‘garden’ privativo, conheça a cela de Anderson Torres na ‘Papudinha’
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Alta de 50%: campeão, Flamengo pode ter faturamento de R$ 2 bilhões neste ano
2
Liquidação do Banco Master completa 10 dias; pagamentos do FGC continuam sem previsão
3
Bitcoin cai mais de 4% com nova onda de aversão a risco global
4
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
5
Por que o setor de saúde é protagonista em M&As e o que vem por aí