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Valor da marca Tesla despenca US$ 15 bilhões em 2024 com linha obsoleta e polêmicas de Elon Musk

Publicado 21/01/2025 • 09:44

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O valor da marca Tesla caiu 26% em 2024, registrando o segundo ano consecutivo de declínio, segundo a consultoria britânica Brand Finance.
  • Os motivos incluem uma linha de veículos considerada obsoleta e a postura polêmica do CEO Elon Musk, que teria influenciado negativamente a percepção pública da marca.
  • De acordo com o ranking anual da Brand Finance, o valor da marca Tesla agora é estimado em US$ 43 bilhões (cerca de R$ 264,7 bilhões), abaixo dos US$ 58,3 bilhões do início de 2024 e dos US$ 66,2 bilhões registrados no início de 2023.
Imagem de uma loja da Tesla

Imagem de uma loja da Tesla

Reprodução Pixabay

O valor da marca Tesla caiu 26% em 2024, registrando o segundo ano consecutivo de declínio, segundo a consultoria britânica Brand Finance. Os motivos incluem uma linha de veículos considerada obsoleta e a postura polêmica do CEO Elon Musk, que teria influenciado negativamente a percepção pública da marca.

De acordo com o ranking anual da Brand Finance, o valor da marca Tesla agora é estimado em US$ 43 bilhões (cerca de R$ 264,7 bilhões), abaixo dos US$ 58,3 bilhões do início de 2024 e dos US$ 66,2 bilhões registrados no início de 2023. Nesse cenário, a Toyota lidera como a marca automotiva mais valiosa, avaliada em US$ 64,7 bilhões, seguida pela Mercedes-Benz, com US$ 53 bilhões.

A Brand Finance realiza pesquisas com consumidores e análises financeiras para determinar o valor monetário das marcas, considerando dados como receita, acordos de licenciamento e margens de lucro. Este ano, a avaliação contou com respostas de cerca de 175 mil participantes globalmente, incluindo 16 mil que expressaram suas opiniões sobre a Tesla.

Percepção pública x Wall Street

Apesar da valorização de 63% das ações da Tesla no mercado em 2024, o público geral tem uma visão menos favorável da empresa. As pontuações da Tesla em indicadores como “consideração” (intenção de compra), “reputação” e “recomendação” caíram em mercados-chave como Estados Unidos, Europa e Ásia.

Na Europa, por exemplo, a taxa de consideração média da marca caiu de 21% para 16% entre 2024 e 2025. Concorrentes como Mercedes-Benz e BYD superaram a Tesla nesses índices fora dos EUA.

Nos Estados Unidos, a Tesla manteve uma alta taxa de fidelidade de 90%, o que significa que os atuais proprietários tendem a continuar com a marca nos próximos 12 meses. No entanto, a pontuação de recomendação caiu significativamente, de 8,2 para 4,3 em uma escala de 10.

Segundo David Haigh, CEO da Brand Finance, os números mostram que o “poder de atração” da Tesla está enfraquecendo. “A empresa corre o risco de não conseguir vender tantos produtos nem manter os preços elevados como antes”, avaliou.

Sinais de alerta

Os problemas já começaram a impactar os resultados da empresa. As entregas globais da Tesla em 2024 caíram cerca de 1%, totalizando 1,79 milhão de veículos, mesmo com o aumento da demanda por veículos elétricos no mercado global. Nos Estados Unidos, a participação da Tesla no segmento de veículos elétricos caiu de 55% para 49%, segundo dados da Cox Automotive.

Além disso, o índice de força da marca Tesla — que mede sua performance em relação aos concorrentes em critérios intangíveis — caiu de 80 para menos de 65, segundo a Brand Finance.

David Haigh ressalta que, sem novos produtos que entusiasmem os consumidores e uma mudança na postura pública de Musk, a Tesla pode ser percebida como uma marca em declínio.

Impacto das ações de Musk

A reputação de Elon Musk também tem sido um fator de desgaste. Além de suas controvérsias políticas nos EUA, ele foi associado a figuras como Vladimir Putin, Giorgia Meloni, Jair Bolsonaro, Javier Milei e Benjamin Netanyahu, além de apoiar o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

Essas ações polarizam opiniões entre os consumidores. “Há quem não se importe e apenas queira o produto. Mas há muitos que não comprariam por princípio”, explicou Haigh.

Musk também é um dos poucos CEOs cuja imagem está diretamente associada à percepção da marca. “O comportamento do líder tem um impacto direto na reputação da empresa”, concluiu Haigh.

Outras marcas de Musk

Além da Tesla, a Brand Finance avaliou outras marcas lideradas por Elon Musk.

  • X (antigo Twitter): A marca perdeu 26% de seu valor em 2024, caindo de US$ 673 milhões para US$ 498 milhões. A conscientização global sobre a marca também despencou, passando de 94% em 2022 para 78% após a mudança de nome. Antes de Musk, o Twitter era avaliado em US$ 5,7 bilhões.
  • SpaceX: A marca SpaceX cresceu 11% em 2024, atingindo US$ 3,8 bilhões. Cerca de 45% dos norte-americanos entrevistados reconhecem a marca, um índice elevado no setor aeroespacial.
  • Starlink: Avaliada separadamente, a Starlink atingiu US$ 2,4 bilhões e tem potencial de crescimento com a expansão da base de usuários e aumento da receita.

O relatório completo da Brand Finance, com o ranking Global 500 das marcas mais valiosas do mundo, será divulgado nesta terça-feira (21), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.

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