Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Empresas & Negócios

Calma, clareza e confiança: como pedir uma promoção

Publicado 28/11/2024 • 09:20

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Pedir uma promoção no trabalho pode parecer assustador, por isso é preciso aprender truques para passar pelo processo.
  • Para isso, em vez de abordar seu chefe mostrando que o seu objetivo é “impor” a mudança, é mais benéfico aprender a como negociar.
  • Veja quais são os três erros mais comuns ao negociar uma promoção — e como evitá-los.

Pixabay

Pedir uma promoção no trabalho pode parecer assustador, por isso é preciso aprender truques para passar tranquilamente pelo processo. Para isso, em vez de abordar seu chefe mostrando que o seu objetivo é “impor” a mudança, é mais benéfico aprender como se tornar um negociador melhor.

Segundo Horacio Falcão, professor do INSEAD e especialista em negociação, as pessoas geralmente abordam o assunto com a mentalidade errada. “Para se tornar um negociador melhor, você tem que ser uma pessoa melhor”, disse. “Você precisa se tornar mais inteligente emocionalmente, paciente e mais preparado.”

A seguir, veja quais são os três erros mais comuns ao negociar uma promoção — e como evitá-los:

“Não seja tão rápido”

“Uma das coisas que eu digo muito aos meus alunos é ‘vá dando pequenos passos’”, diz o especialista. Isso porque ganhar uma promoção requer confiança, o que leva tempo para ser construído. 

Por isso, em vez de esperar a revisão anual para pedir uma promoção, os funcionários devem trazer a conversa antes. “Você deve manter contato mais próximo com seu supervisor, seja convidando-o para um café ou em reuniões individuais”, disse ele.

Essas conversas regulares não só permitem que você faça perguntas e colete feedback para que você possa se autocorrigir ao longo do ano, mas também ajudam a construir um relacionamento mais forte com seu chefe. Além disso, as conversas apresentam uma oportunidade para o funcionário verbalizar suas metas na empresa.

Falcão sugere dizer algo como: “Estou muito animado e gostaria de crescer. Estou disposto a colocar esforço, energia e tempo necessário para me tornar a próxima pessoa promovida. O que preciso fazer?”

“Reserve um tempo para expressar sua vontade de crescer e, ao mesmo tempo, demonstre sua capacidade de seguir um plano ao longo do ano. Isso pode mostrar à empresa que você tem potencial de liderança”, disse.

Não fazer perguntas

Negociações podem ser estressantes, já que nem sempre sabemos o que dizer. “Pare, e faça uma pergunta em vez disso,” disse Falcão.

Veja três exemplos de perguntas úteis para fazer durante uma negociação:

1. “Como você chegou a esse número?”

Os valores apresentados em uma oferta de emprego devem ser comprovados. “O número sozinho não significa nada.” Se alguém lhe apresentar um número ou uma posição, essa pessoa também deve ser capaz de comprová-lo.

2. “Por que você faria isso se fosse eu?”

Fazer essa pergunta pode facilitar o entendimento na conversa. Por exemplo, se os funcionários receberem uma oferta com a qual não estão satisfeitos, eles podem descobrir que o empregador não tem uma boa resposta para a pergunta.

Por outro lado, “a assimetria de informação é um fator importante na negociação”, disse ele, para que o empregador possa divulgar mais informações sobre como estrutura as ofertas ou sobre os orçamentos da empresa, o que pode, em última análise, fornecer mais contexto e ajudar o funcionário a tomar uma decisão mais informada.

3. “Como estamos indo?”

As negociações podem se arrastar, então pode ser benéfico fazer uma pausa na conversa. Falcão sugere: “Se você acha que já está lá há algum tempo e as coisas estão um pouco desconectadas, pergunte: ‘Como estamos?’”

O acordo oferecido será o resultado do andamento da negociação, por isso é importante criar um ambiente para que a conversa corra bem.

Ter uma ideia clara de sucesso

As negociações não devem ter uma ideia de sucesso claramente definida. “A negociação é confusa. É sobre pessoas construindo uma realidade juntas”, ele disse. “Pensar que há um vencedor e um perdedor em uma negociação é um erro comum que as pessoas cometem.”

Uma das melhores habilidades para se ter é ser capaz de ouvir e mostrar que você está disposto a trabalhar com o outro lado.

MAIS EM Empresas & Negócios