Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump promete bloquear venda da U.S. Steel para a japonesa Nippon Steel
Publicado 03/12/2024 • 07:51 | Atualizado há 8 meses
Trump pressiona por tarifas mínimas de até 20% sobre a União Europeia, diz Financial Times
Meta não assina código de conduta de IA da União Europeia e fala em excesso que pode frear crescimento
Neuralink, de Musk, se registrou como “empresa desfavorecida” antes de ser avaliada em US$ 9 bilhões
Avaliação dos EUA revela que ataque destruiu apenas um de três centros nucleares iranianos
Ações da Saab disparam após lucro acima do esperado com alta nos gastos militares da Europa
Publicado 03/12/2024 • 07:51 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Donald Trump
RS/Fotos Públicas
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se comprometeu a bloquear a compra da U.S. Steel pela japonesa Nippon Steel.
“Sou totalmente contra que a U.S. Steel, uma empresa grande e poderosa, seja comprada por uma companhia estrangeira como a Nippon Steel, do Japão”, disse Trump em uma postagem na plataforma de mídia social, Truth Social, na noite de segunda-feira (2).
“Como presidente, vou impedir esse acordo”, afirmou, acrescentando que tornará a U.S. Steel “fortemente e grandiosamente americana de novo”, por meio do uso de incentivos fiscais e tarifas.
Embora tenha feito declarações semelhantes durante a campanha de 2024, esta foi a primeira vez que Trump se manifestou sobre o assunto desde que venceu o segundo mandato presidencial no mês passado.
A Nippon Steel, a quarta maior produtora de aço do mundo, fechou um acordo para adquirir a U.S. Steel em dezembro passado.
No entanto, o acordo enfrentou oposição do United Steelworkers, um importante sindicato trabalhista, e também do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que prometeu que a U.S. Steel continuará sendo de propriedade americana.
O Comitê de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos, que analisa os riscos à segurança nacional de transações envolvendo entidades estrangeiras, está revisando o acordo.
A U.S. Steel tem uma capacidade anual de produção de cerca de 20 milhões de toneladas métricas, enquanto a Nippon Steel é a maior produtora de aço do Japão. Juntas, as duas empresas teriam uma capacidade total de até 86 milhões de toneladas.
A Nippon Steel e a U.S. Steel não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da CNBC sobre as últimas declarações de Trump.
Um porta-voz da Nippon Steel havia afirmado anteriormente que a aquisição revitalizaria o “Cinturão Rust” americano e fortaleceria a segurança nacional dos EUA “de uma forma que nenhuma outra alternativa conseguiria”.
Takahiro Mori, vice-presidente da Nippon Steel, havia dito a repórteres em novembro que acreditava que o acordo poderia ser fechado antes de Trump assumir a Casa Branca, em janeiro.
Em setembro, o CEO da U.S. Steel, David Burritt, também demonstrou confiança, defendendo a venda como um acordo que fortaleceria a segurança nacional, bem como a segurança econômica e de empregos.
As ações da U.S. Steel caíram mais de 15% no ano até o momento, enquanto as ações da Nippon Steel caíram mais de 4% no mesmo período, segundo dados da LSEG.
Mais lidas
Se governo tiver interesse, busco audiência com Trump, diz Bolsonaro
Meta não assina código de conduta de IA da União Europeia e fala em excesso que pode frear crescimento
EUA revogam vistos de Moraes e 7 ministros do STF por “perseguição" contra Bolsonaro, diz secretário de Estado
União Europeia sanciona bancos chineses e refinaria na Índia contra a Rússia
Trump pode aumentar tarifas se vínculo com Bolsonaro se confirmar, diz economista do Ibmec