CNBC Governo Trump aceita formalmente jato de presente do Catar

Empresas & Negócios

Túnel Santos-Guarujá: “Participação da chinesa CCCC pode modernizar tecnologias no setor”, avalia professor

Publicado 21/05/2025 • 12:48 | Atualizado há 9 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A possível entrada da gigante chinesa CCCC no projeto do túnel Santos-Guarujá, orçado em mais de R$ 6 bilhões, pode representar um avanço tecnológico importante para o setor de infraestrutura no Brasil, avalia o professor Roberto Levier, coordenador do MBA em Gestão Portuária da FGV.
  • “A entrada da chinesa CCCC no certame, que é muito bem-vinda, provavelmente irá trazer novas tecnologias para o setor", disse, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (21).
  • Apesar do recente alinhamento entre os governos federal e estadual para tirar o projeto do papel, Levier destacou que os desafios permanecem.

A possível entrada da gigante chinesa CCCC no projeto do túnel Santos-Guarujá, orçado em mais de R$ 6 bilhões, pode representar um avanço tecnológico importante para o setor de infraestrutura no Brasil, avalia o professor Roberto Levier, coordenador do MBA em Gestão Portuária da FGV.

“A entrada da chinesa CCCC no certame, que é muito bem-vinda, provavelmente irá trazer novas tecnologias para o setor”, disse, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta quarta-feira (21). “E que essas tecnologias, estrategicamente, sejam transferidas para o Brasil.”

Leia também:

Presidente do Porto de Santos anuncia expansão da área operacional com investimento de R$ 12,5 bilhões, o maior da história

Governo federal e de SP anunciam para dia 27 edital de obras do túnel Santos-Guarujá.

Apesar do recente alinhamento entre os governos federal e estadual para tirar o projeto do papel, Levier destacou que os desafios permanecem. Segundo o especialista, há necessidade de articulação entre os três níveis de poder e a realização de obras complementares, como a ampliação da rodovia dos Imigrantes, a nova entrada ferroviária em Santos e melhorias internas na malha viária da cidade. “Estamos falando aí de três a cinco anos de obra a partir do seu início”, estimou.

Para atrair investimentos e garantir a execução, o professor defendeu uma estratégia de relacionamento com as comunidades afetadas. Segundo ele, os impactos positivos do túnel (como a redução de trânsito urbano e das emissões de CO₂) precisam ser comunicados de forma clara.

“É uma via de duas mãos. Tem que ter um trabalho de relações públicas junto às comunidades”, pontuou, acrescentando que o modelo ‘Porto-Cidade’ é essencial para viabilizar projetos em áreas urbanas já consolidadas, como Santos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Empresas & Negócios