Venmo cresce e PayPal supera expectativas de lucro
Publicado ter, 04 fev 2025 • 10:52 AM GMT-0300 | Atualizado há 9 dias
Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados
Com Trump apostando na criptografia, touros do bitcoin acreditam que trilhões nos balanços corporativos serão os próximos
67% dos americanos endividados com cartão cometem esse ‘grande erro’, diz especialista
AppLovin dispara 33% após queda dos lucros; veja detalhes
Apesar de tarifas de Trump, Coreia do Sul ainda é porto seguro para GM e Hyundai
Publicado ter, 04 fev 2025 • 10:52 AM GMT-0300 | Atualizado há 9 dias
KEY POINTS
Cortesia PayPal via CNBC
Na última terça-feira (3), a PayPal divulgou lucros e receitas do 4° trimestre acima do esperado em seu relatório trimestral. A empresa também apresentou previsões que superaram as estimativas. O volume total de pagamentos do Venmo subiu 10% no trimestre em comparação com o ano anterior.
“A PayPal divulgou resultados do 4° trimestre melhores do que o esperado na terça-feira e apresentou previsões que também superaram as expectativas dos analistas. As ações caíram mais de 6% nas negociações antes da abertura do mercado“, comentou Alex Chriss, CEO da PayPal Inc.
Veja como a empresa se saiu em comparação com as estimativas de Wall Street, com base em uma pesquisa de analistas pela LSEG:
Para o primeiro trimestre, a PayPal prevê um lucro ajustado por ação de US$ 1,15 a US$ 1,17, mais alto que a estimativa média dos analistas de US$ 1,13. Os lucros para o ano devem ficar entre US$ 4,95 e US$ 5,10 por ação, superando a estimativa média de US$ 4,90, de acordo com a LSEG.
A empresa também anunciou um novo programa de recompra de ações de US$ 15 bilhões e espera fazer cerca de US$ 6 bilhões em recompras em 2025. A receita aumentou cerca de 4% no trimestre, de US$ 8,03 bilhões no ano anterior.
O volume total de pagamentos, uma indicação de como os pagamentos digitais estão se saindo na economia como um todo, ficou ligeiramente abaixo das estimativas, alcançando US$ 437,8 bilhões no quarto trimestre, em comparação com os US$ 438,2 bilhões projetados pelos analistas.
Embora a taxa de retorno da PayPal tenha caído para 1,91%, de 1,96% no ano anterior, a margem de transação, que é como a empresa mede a lucratividade de seu negócio principal, subiu para 47%, de 45,8%.
Em 2024, os dólares da margem de transação cresceram 7%, chegando a US$ 14,7 bilhões, impulsionados pelo Braintree, um serviço que a Meta usa para processamento de cartões de crédito.
A empresa disse que espera um crescimento de 4% a 5% nos dólares de margem de transação em 2025, alcançando de US$ 15,2 bilhões a US$ 15,4 bilhões.
As ações da PayPal subiram 43% no último ano, até o fechamento da última segunda-feira (2). O CEO Alex Chriss, que entrou na empresa em setembro de 2023, está tentando reviver o crescimento da empresa, que vinha enfrentando uma forte queda devido à concorrência crescente e uma taxa de retorno em declínio, ou seja, a porcentagem de receita que a empresa mantém de cada transação.
Chriss tem se concentrado em priorizar o crescimento lucrativo e em monetizar melhor aquisições importantes, como o Braintree e o aplicativo de pagamentos Venmo. O volume total de pagamentos do Venmo subiu 10% no trimestre em relação ao ano anterior.
DoorDash, Starbucks e Ticketmaster estão entre as empresas que agora aceitam o Venmo como uma forma de pagamento para os consumidores.
No curto prazo, Chriss afirmou que os dois principais aspectos de monetização são o cartão de débito do Venmo, que permite que os clientes gastem com seu saldo tanto online quanto offline, e o Pagar com Venmo, que oferece uma maneira prática para os clientes pagarem online.
As contas ativas mensais para o cartão de débito cresceram mais de 30% em 2024, e as ativas mensais do Pagar com Venmo aumentaram mais de 20%. A empresa adicionou 8,8 milhões de contas ativas no ano passado.
Uma das estratégias de Chriss para enfrentar a margem em deterioração foi oferecer aos comerciantes serviços adicionais de valor, como conectar pontos de dados no checkout para reduzir a taxa de abandono de carrinho.
Esse produto, chamado Fastlane, foi lançado em agosto e é uma opção de pagamento com um clique para vendas online que pode competir com o Apple Pay e o Shop Pay da Shopify.
Em 2024, o volume de checkout com marca aumentou mais de 6%, graças, em parte, à força em plataformas de grandes empresas.
O outro grande lançamento de produto em 2024 foi o PayPal Everywhere, que foi ao ar no início de setembro. A iniciativa oferece 5% de cashback para quem usar um cartão de débito PayPal dentro do aplicativo móvel.
“As melhorias que fizemos no checkout com marca, peer-to-peer e Venmo, além do progresso que fizemos na nossa estratégia de preço-valor, estão começando a aparecer nos nossos resultados”, disse Chriss no comunicado de lucros.
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Honda e Nissan encerram negociações de fusão
Shein quer que 85% de suas vendas no Brasil sejam de produtos ou de fornecedores locais
PIX: usuários relatam instabilidade em aplicativos de diversos bancos
Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados
Após derrota para o Corinthians, Neymar critica bola oficial do paulistão: 'muito ruim'