CNBC Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados

Empresas & Negócios

Venmo cresce e PayPal supera expectativas de lucro

Publicado ter, 04 fev 2025 • 10:52 AM GMT-0300 | Atualizado há 9 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O volume total de pagamentos do Venmo subiu 10% no trimestre em comparação com o ano anterior.
  • As ações da PayPal subiram 43% no último ano, até o fechamento da última segunda-feira (2).
  • Os lucros para o ano devem ficar entre US$ 4,95 e US$ 5,10 por ação, superando a estimativa média de US$ 4,90, de acordo com a LSEG

Cortesia PayPal via CNBC

Na última terça-feira (3), a PayPal divulgou lucros e receitas do 4° trimestre acima do esperado em seu relatório trimestral. A empresa também apresentou previsões que superaram as estimativas. O volume total de pagamentos do Venmo subiu 10% no trimestre em comparação com o ano anterior.

“A PayPal divulgou resultados do 4° trimestre melhores do que o esperado na terça-feira e apresentou previsões que também superaram as expectativas dos analistas. As ações caíram mais de 6% nas negociações antes da abertura do mercado“, comentou Alex Chriss, CEO da PayPal Inc.

Desempenho financeiro e previsões

Veja como a empresa se saiu em comparação com as estimativas de Wall Street, com base em uma pesquisa de analistas pela LSEG:

  • Lucro por ação: US$ 1,19, ajustado, contra US$ 1,12 esperado.
  • Receita: US$ 8,37 bilhões, contra US$ 8,26 bilhões esperado.

Para o primeiro trimestre, a PayPal prevê um lucro ajustado por ação de US$ 1,15 a US$ 1,17, mais alto que a estimativa média dos analistas de US$ 1,13. Os lucros para o ano devem ficar entre US$ 4,95 e US$ 5,10 por ação, superando a estimativa média de US$ 4,90, de acordo com a LSEG.

A empresa também anunciou um novo programa de recompra de ações de US$ 15 bilhões e espera fazer cerca de US$ 6 bilhões em recompras em 2025. A receita aumentou cerca de 4% no trimestre, de US$ 8,03 bilhões no ano anterior.

O volume total de pagamentos, uma indicação de como os pagamentos digitais estão se saindo na economia como um todo, ficou ligeiramente abaixo das estimativas, alcançando US$ 437,8 bilhões no quarto trimestre, em comparação com os US$ 438,2 bilhões projetados pelos analistas.

Margem de transação e estratégias de crescimento

Embora a taxa de retorno da PayPal tenha caído para 1,91%, de 1,96% no ano anterior, a margem de transação, que é como a empresa mede a lucratividade de seu negócio principal, subiu para 47%, de 45,8%.

Em 2024, os dólares da margem de transação cresceram 7%, chegando a US$ 14,7 bilhões, impulsionados pelo Braintree, um serviço que a Meta usa para processamento de cartões de crédito.

A empresa disse que espera um crescimento de 4% a 5% nos dólares de margem de transação em 2025, alcançando de US$ 15,2 bilhões a US$ 15,4 bilhões.

Desafios competitivos e foco em monetização

As ações da PayPal subiram 43% no último ano, até o fechamento da última segunda-feira (2). O CEO Alex Chriss, que entrou na empresa em setembro de 2023, está tentando reviver o crescimento da empresa, que vinha enfrentando uma forte queda devido à concorrência crescente e uma taxa de retorno em declínio, ou seja, a porcentagem de receita que a empresa mantém de cada transação.

Chriss tem se concentrado em priorizar o crescimento lucrativo e em monetizar melhor aquisições importantes, como o Braintree e o aplicativo de pagamentos Venmo. O volume total de pagamentos do Venmo subiu 10% no trimestre em relação ao ano anterior.

Parcerias e inovações de pagamento

DoorDash, Starbucks e Ticketmaster estão entre as empresas que agora aceitam o Venmo como uma forma de pagamento para os consumidores.

No curto prazo, Chriss afirmou que os dois principais aspectos de monetização são o cartão de débito do Venmo, que permite que os clientes gastem com seu saldo tanto online quanto offline, e o Pagar com Venmo, que oferece uma maneira prática para os clientes pagarem online.

As contas ativas mensais para o cartão de débito cresceram mais de 30% em 2024, e as ativas mensais do Pagar com Venmo aumentaram mais de 20%. A empresa adicionou 8,8 milhões de contas ativas no ano passado.

Uma das estratégias de Chriss para enfrentar a margem em deterioração foi oferecer aos comerciantes serviços adicionais de valor, como conectar pontos de dados no checkout para reduzir a taxa de abandono de carrinho.

Esse produto, chamado Fastlane, foi lançado em agosto e é uma opção de pagamento com um clique para vendas online que pode competir com o Apple Pay e o Shop Pay da Shopify.

Em 2024, o volume de checkout com marca aumentou mais de 6%, graças, em parte, à força em plataformas de grandes empresas.

Lançamentos de produtos e incentivos

O outro grande lançamento de produto em 2024 foi o PayPal Everywhere, que foi ao ar no início de setembro. A iniciativa oferece 5% de cashback para quem usar um cartão de débito PayPal dentro do aplicativo móvel.

“As melhorias que fizemos no checkout com marca, peer-to-peer e Venmo, além do progresso que fizemos na nossa estratégia de preço-valor, estão começando a aparecer nos nossos resultados”, disse Chriss no comunicado de lucros.

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Empresas & Negócios