Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Volkswagen revela interrupções na produção em razão de restrições pela China e alerta para risco de uma nova “crise dos chips”
Publicado 22/10/2025 • 10:37 | Atualizado há 1 hora
HBO Max anuncia reajuste de preços em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 22/10/2025 • 10:37 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Reprodução Unsplash
Símbolo da Volkswagen
A gigante automotiva alemã Volkswagen alertou nesta quarta-feira (22) sobre possíveis paralisações temporárias na produção, citando restrições chinesas à exportação de semicondutores fabricados pela Nexperia.
O aviso surge logo após a Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA, na sigla em alemão), principal lobby do setor automobilístico do país, afirmar que a disputa entre China e Holanda envolvendo a Nexperia poderia resultar em “restrições significativas na produção em um futuro próximo”, caso a interrupção no fornecimento de chips não seja resolvida rapidamente.
Um porta-voz da Volkswagen disse à CNBC, por e-mail, que, embora a Nexperia não seja fornecedora direta da empresa, algumas peças da fabricante chinesa são utilizadas em componentes de veículos fornecidos pelos parceiros diretos da Volkswagen.
Leia também:
“Estamos em contato próximo com todos os stakeholders relevantes, considerando a situação atual, para identificar riscos potenciais em estágio inicial e poder tomar decisões sobre eventuais medidas necessárias”, afirmou o porta-voz, ressaltando que a produção da empresa, por enquanto, não foi afetada.
“No entanto, dadas as circunstâncias em evolução, efeitos de curto prazo na produção não podem ser descartados”, acrescentou.
As ações da Volkswagen caíam 2,2% às 14h, horário de Londres (9h ET).
No mês passado, o governo holandês assumiu o controle da Nexperia, fabricante de semicondutores de propriedade chinesa com sede na Holanda, em uma ação considerada altamente incomum.
O governo holandês justificou a medida alegando temores de que a tecnologia da empresa “se tornaria indisponível em uma emergência”. A Nexperia é especializada na produção em grande volume de chips utilizados na indústria automotiva, em eletrônicos de consumo e outros setores.
Em resposta, a China bloqueou a exportação de produtos acabados da empresa, gerando preocupação na indústria automotiva europeia.
Um porta-voz do Ministério da Economia da Alemanha afirmou à Reuters que o governo está preocupado com as dificuldades na cadeia de fornecimento de chips.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
2
Ambipar acusa ex-diretor financeiro de instaurar crise que levou ao pedido de recuperação e fala em ‘bullying empresarial’
3
Os danos do tarifaço aos exportadores: Nordeste cai mais em volume vendido e Sul tem perda maior em dólares, diz FGV
4
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio
5
Carteira de pedidos da Embraer aumenta 38% em um ano e atinge marca histórica