Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Waymo planeja dobrar produção de robotáxis em fábrica do Arizona até o final de 2026
Publicado 05/05/2025 • 17:31 | Atualizado há 4 meses
Secretário de Comércio confirma que governo dos EUA é dono de 10% das ações da Intel
Meta fecha acordo com Google Cloud de mais de US$ 10 bilhões
Texas Instruments anuncia Megaprojeto de US$ 60 bilhões onde a Apple fará chips para iPhone
Agentes do FBI realizam busca na casa de John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional de Trump
Você é inteligente o suficiente para investir em ativos privados? Criar um teste para investidores é um desafio, dizem especialistas
Publicado 05/05/2025 • 17:31 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Carro da Waymo.
Divulgação Waymo.
A Waymo, propriedade da Alphabet, e a gigante da fabricação automotiva Magna International planejam dobrar a produção de robotáxis em sua nova fábrica em Mesa, Arizona, até o final de 2026, anunciaram as empresas na segunda-feira (5).
A “Fábrica de Integração do Driver Waymo”, uma instalação de 22.200 metros quadrados nos arredores de Phoenix, montará mais de 2.000 robotáxis Jaguar I-PACE, informou a empresa Alphabet em um comunicado. A Waymo adicionará esses veículos autônomos à sua frota existente que já inclui cerca de 1.500 robotáxis.
A fábrica será “capaz de construir dezenas de milhares de veículos Waymo totalmente autônomos por ano”, quando estiver totalmente operacional, disse a Waymo. A empresa também afirmou que planeja construir seus robotáxis Geely Zeekr RT mais avançados, que apresentam sua tecnologia “Driver Waymo de 6ª geração”, ainda este ano na planta.
A Waymo e a Magna abriram a planta de Mesa em outubro, informou a Forbes na segunda-feira (5).
Leia também:
Waymo e Toyota fecham parceria para levar tecnologia de carros autônomos a veículos pessoais
A empresa, propriedade da Alphabet, começou seu serviço comercial de robotáxis em Phoenix em 2020 e agora considera a área como seu lar de fabricação doméstica.
Atualmente, a Waymo está realizando 250.000 corridas pagas e sem motorista por semana em suas áreas de serviço em Austin, na região da Baía de São Francisco, Los Angeles e Phoenix, e a empresa planeja começar a atender os mercados de Atlanta, Miami e Washington, D.C., em 2026.
O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse no mês passado que a Waymo ainda não definiu estritamente seu modelo de negócios de longo prazo, e há “opcionalidade futura em torno da propriedade pessoal” de veículos equipados com a tecnologia autônoma da Waymo. Uma semana depois, a Waymo e a Toyota anunciaram uma parceria preliminar para, potencialmente, trazer a tecnologia autônoma para veículos de propriedade pessoal.
Um potencial concorrente da Waymo, a Tesla, afirmou que planeja lançar um serviço de robotáxi em Austin em junho, usando os SUVs Model Y da empresa e sua tecnologia de Autodireção Completa Não Supervisionada.
O CEO da Tesla, Elon Musk, criticou a abordagem da Waymo para a tecnologia autônoma, dizendo que os carros de sua concorrente custam “muito mais caro” do que os de sua empresa.
Os sistemas da Waymo empregam sensores mais sofisticados e caros do que os veículos da Tesla. Os veículos da Waymo dependem de radares e sensores lidar, além de câmeras e sonar, para se locomover. Os sistemas da Tesla dependem principalmente de câmeras.
No entanto, a Waymo saiu na frente da Tesla no mercado de robotáxis e agora está a caminho de mais que dobrar sua frota nos EUA até o final de 2026. A Tesla ainda não oferece veículos que sejam seguros para uso sem um humano ao volante pronto para dirigir ou frear a qualquer momento.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.