Xiaomi bate recorde em março na corrida dos EVs na China
Publicado 03/04/2025 • 17:57 | Atualizado há 1 dia
BREAKING NEWS
Fundos de hedge promovem maior venda de ações desde 2010, segundo Goldman Sachs
O que Trump diz que está tentando alcançar com as tarifas
Apple sofre a maior queda em 5 anos com tarifas de Trump ameaçando a cadeia de suprimentos
Payroll: mercado de trabalho dos EUA ganha força em março, apesar de alta na taxa de desemprego
Ex-premiê italiano chama tarifas de Trump de ‘loucura’
Inflação mais alta, mercados instáveis: o que esperar das políticas tarifárias de Trump, segundo economistas
Publicado 03/04/2025 • 17:57 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
As montadoras chinesas de veículos elétricos Xiaomi, Xpeng e Leapmotor entregaram cada uma cerca de 30.000 carros
Pexels
As montadoras chinesas de veículos elétricos Xiaomi, Xpeng e Leapmotor entregaram cada uma cerca de 30.000 carros ou mais em março, aproximadamente o dobro de várias de suas concorrentes iniciantes.
Isso sinaliza como algumas fabricantes estão se destacando, enquanto a BYD continua sendo a líder de mercado disparada.
A Xiaomi anunciou nas redes sociais que entregou um número recorde de veículos elétricos em março, superando 29.000 unidades. Esse resultado superou seu desempenho dos últimos cinco meses, em que entregou mais de 20.000 veículos mensalmente.
Na última terça-feira (01), o modelo SU7, carro-chefe da Xiaomi, esteve envolvido em um acidente rodoviário que resultou na morte de três pessoas. Em comunicado nas redes sociais chinesas, a montadora informou que o veículo estava no modo de navegação autônoma antes da colisão.
Segundo informações preliminares, a estrada estava obstruída devido a obras. O motorista assumiu o controle do carro, mas acabou colidindo com a infraestrutura da construção. A Xiaomi afirmou que as investigações estão em andamento.
Duas semanas antes, em 18 de março, a montadora anunciou sua meta de entregar 350.000 veículos este ano. Há também discussões sobre a ampliação de sua segunda fábrica de EVs em Pequim para atender à demanda, conforme informou a Bloomberg na mesma data. A Xiaomi não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNBC.
A Xpeng entregou 33.205 veículos em março, o quinto mês consecutivo com mais de 30.000 unidades e um aumento de 268% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi também o quinto mês seguido em que a empresa entregou mais de 15.000 unidades do modelo Mona M03.
A Leapmotor entregou 37.095 veículos, um crescimento anual de 154%. A montadora, que pertence à Stellantis, lançou no mês passado as vendas de dois modelos elétricos no Reino Unido, o T03 e o C10.
A Li Auto entregou 36.674 veículos em março, um aumento anual de 26,5%, mas abaixo dos números registrados nos últimos seis meses de 2024.
Seus carros ganharam popularidade entre os consumidores chineses porque a maioria conta com um tanque de combustível para carregar a bateria, reduzindo a ansiedade em relação à autonomia.
A BYD, líder de mercado, vendeu 371.419 veículos de passageiros em março, um crescimento de 57,9% em relação ao ano anterior. Suas vendas internacionais também atingiram um recorde de 72.723 unidades no mês.
No mesmo período, a montadora revelou sua tecnologia “Super e-Platform”, que promete 400 km de autonomia com apenas cinco minutos de carga. Em fevereiro, a empresa também anunciou a integração da inteligência artificial DeepSeek para desenvolver o “DiPilot”, seu sistema avançado de assistência ao motorista.
No geral, as grandes empresas do setor de veículos elétricos na China relataram aumento nas entregas em março, indicando uma recuperação da demanda após os dois primeiros meses do ano, que costumam ser mais fracos sazonalmente.
A Tesla vendeu 78.828 veículos elétricos na China em março, registrando uma queda de 11,5% em relação ao ano anterior.
Outras montadoras chinesas tiveram crescimento, mas algumas ainda lutam para ultrapassar a marca de 20.000 unidades.
A Nio entregou 15.039 veículos, um crescimento de 26,7% em relação ao ano anterior, mas bem abaixo dos números registrados entre maio e dezembro do ano passado. Sua subsidiária Onvo, que posiciona seus veículos elétricos como voltados para famílias, registrou a mesma quantidade de entregas em março.
A Zeekr, da Geely, entregou 15.422 veículos no mês, um aumento de 18,5% na comparação anual. No mês passado, a empresa anunciou a oferta gratuita de tecnologia avançada de assistência ao motorista para clientes locais, buscando maior competitividade no mercado.
Até 2 de abril, a Aito ainda não havia divulgado seus números de entrega para março. A montadora, que utiliza tecnologia da Huawei em seus veículos, informou anteriormente entregas de 34.987 unidades em janeiro e 21.517 em fevereiro.
No primeiro trimestre, a BYD manteve a liderança, vendendo 986.098 veículos. A montadora, que ultrapassou a Tesla em vendas anuais no ano passado, superou a gigante americana também nas vendas de veículos elétricos a bateria neste trimestre.
A Tesla vendeu 172.754 veículos na China nos primeiros três meses do ano, segundo dados mensais da Associação Chinesa de Carros de Passeio.
A Xpeng apresentou forte crescimento, com 94.008 veículos entregues no trimestre encerrado em março, um salto de 331% em relação ao ano anterior.
A Leapmotor mais que dobrou suas entregas trimestrais, chegando a 87.552 unidades, contra 33.410 no mesmo período de 2024.
Por outro lado, Li Auto e Nio tiveram crescimento mais fraco em relação às concorrentes no primeiro trimestre.
A Nio entregou 42.094 veículos entre janeiro e março de 2025, um crescimento anual de 40,1%. Já a Li Auto teve um crescimento mais lento de 15,5%, com um total de 92.864 veículos entregues.
___
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
O que Trump diz que está tentando alcançar com as tarifas
Inflação mais alta, mercados instáveis: o que esperar das políticas tarifárias de Trump, segundo economistas
Com presença do príncipe William, do Reino Unido, Rio sediará o Earthshot Prize 2025
Produtos dos EUA sofrerão tarifas retaliatórias da China a partir do dia 10
Sadia anuncia patrocínio ao League of Legends na América do Sul