Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: cartas raras de Pokémon viram ativo milionário: mercado de colecionadores se consolida como nova forma de investimento
Publicado 04/10/2025 • 08:00 | Atualizado há 4 meses
Inabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
Disney domina as bilheterias de 2025 e deve manter a coroa em 2026
Fundadores de startups de IA estão ficando mais jovens; entenda o fenômeno
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Publicado 04/10/2025 • 08:00 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O que antes era passatempo de infância hoje movimenta cifras de gente grande. O mercado de cartas raras de Pokémon TCG se transformou em um ativo alternativo de investimento, com peças que chegam a valer milhares de reais — e, em alguns casos, até milhões.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, o cientista de dados e juiz de torneios César Augusto Noronha explica que a escalada dos preços é impulsionada pela escassez de exemplares e o interesse crescente de colecionadores.
“Existem cartas com pouquíssimas versões no mundo. Quando uma pessoa compra, o valor já sobe, e quem quiser adquirir depois precisa pagar ainda mais. É um ciclo que gera um crescimento absurdo nos preços”, afirma.

Para o especialista, o fenômeno se assemelha ao que há décadas movimenta o mercado de colecionáveis nos Estados Unidos, como os tradicionais cartões de beisebol.
“É muito parecido — inclusive as empresas que avaliam a qualidade e o estado de conservação são as mesmas”, explica Noronha. “Uma carta bem preservada, com nota máxima, pode valer dezenas ou até centenas de vezes mais do que a mesma carta em estado regular.”
Essas avaliações são feitas por companhias especializadas que classificam cada item segundo critérios de autenticidade, raridade e condição física, o que define diretamente o preço no mercado. “Uma carta graduada com nota 10 vira quase um item de luxo”, resume o pesquisador.
Leia mais:
Adidas revela ‘TRIONDA’: bola conectada que estreia na Copa 2026
Diddy foi ‘coach empresarial’ para outros detentos na prisão
Para Noronha, o fenômeno que hoje envolve o mercado de cartas raras de Pokémon é semelhante ao que há décadas movimenta o universo dos colecionáveis nos Estados Unidos, especialmente os cartões de beisebol.
“É muito parecido — inclusive as empresas que avaliam a qualidade e o estado de conservação são as mesmas”, explica o especialista. “Uma carta bem preservada, com nota máxima, pode valer dezenas ou até centenas de vezes mais do que a mesma carta em estado regular.”
As avaliações, conhecidas como gradings, são realizadas por companhias especializadas que atestam autenticidade, raridade e condição física. O selo dessas empresas é determinante no valor final. “Uma carta graduada com nota 10 vira quase um item de luxo”, resume o pesquisador.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
Instabilidade no app do FGC atrasa pedidos de indenização de investidores do Banco Master
4
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026
5
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto