CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Entretenimento

China vai reduzir importação de filmes dos EUA em retaliação às tarifas de Trump

Publicado 10/04/2025 • 22:51 | Atualizado há 4 meses

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A China anunciou que reduzirá o número de filmes americanos importados como resposta ao aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
  • A decisão foi divulgada pela Administração Nacional de Cinema da China (NFA) em uma nota oficial nesta quinta-feira (10).
  • A medida é uma resposta ao aumento das tarifas sobre os produtos chineses, que passaram a 125%, incluindo uma sobretaxa de 20% relacionada ao fentanil.
China vai reduzir importação de filmes dos EUA em retaliação às tarifas de Trump

Foto: Marvel Studios

A China anunciou que reduzirá o número de filmes americanos importados como resposta ao aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos. A decisão foi divulgada pela Administração Nacional de Cinema da China (NFA) em uma nota oficial nesta quinta-feira (10).

A medida é mais uma reação ao aumento das tarifas sobre os produtos chineses, que passaram a 145%, incluindo uma sobretaxa de 20% relacionada ao fentanil. A NFA afirmou que, devido ao uso de tarifas como “arma”, a popularidade dos filmes americanos entre o público chinês foi afetada. A NFA também destacou que, embora o país siga as “regras do mercado” e respeite a escolha do público, a redução será uma forma de moderar a quantidade de filmes americanos no mercado chinês.

Leia também:

A China, segundo maior mercado de cinema do mundo, permitia até 34 filmes estrangeiros por ano sob um regime de divisão de receita. No entanto, o consumo de filmes locais tem crescido, e os filmes estrangeiros, principalmente americanos, vêm perdendo espaço nas bilheteiras chinesas.

Apesar da queda no apelo dos filmes americanos, títulos como “Avatar: O Caminho da Água” ainda geraram receitas substanciais, mas o desempenho foi inferior ao dos filmes locais, como o sucesso “Ne Zha 2”. Além disso, a China opta por investir em filmes de outros países para diversificar sua oferta e atender à demanda interna.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Entretenimento