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Guerreiras do K-Pop: Filme da Netflix vira fenômeno e desafia domínio da Disney na animação
Publicado 16/08/2025 • 19:06 | Atualizado há 3 dias
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Publicado 16/08/2025 • 19:06 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Filme KPop Demon Hunters, da Netflix
Divulgação/Netflix
O cenário da animação para famílias ganhou um novo capítulo com o lançamento de Guerreiras do K-pop (K-Pop Demon Hunters), filme que se tornou o maior sucesso animado da Netflix e ameaça o domínio histórico da Disney no segmento.
O longa-metragem, lançado em 20 de junho, conquistou mais de 184 milhões de visualizações desde a estreia, segundo dados da plataforma, e já ocupa o posto de segundo filme mais assistido da história do serviço de streaming.
O feito marca um avanço significativo para a Netflix, que já em 2020, nas palavras de seu então CEO Reed Hastings, havia declarado seu desejo de “superar a Disney na animação familiar”.
Embora parecesse ambicioso diante de décadas de domínio da Disney com clássicos como Frozen e Toy Story, agora esse objetivo parece estar mais próximo do que nunca com o fenômeno global de K-Pop Demon Hunters.
O êxito de Guerreiras do K-pop representa para a Netflix a chance de consolidar sua primeira franquia animada de grande expressão, segundo Brandon Katz, diretor de insights da Greenlight Analytics. Ele explicou: “Isso oferece à plataforma a oportunidade de mostrar que pode expandir esse universo com o mesmo nível de desenvolvimento da Disney”,disse em entrevista à CNBC.
Além do impacto audiovisual, a trilha sonora do filme também quebrou recordes. A música Golden atingiu o topo da “Billboard Hot 100”, sendo a nona canção ligada ao K-pop a alcançar a posição e, de acordo com a Billboard, a primeira com vocalistas femininas no centro. No Reino Unido, Golden se tornou o primeiro hit de K-pop em 13 anos a liderar o Official UK Singles Chart, desde Gangnam Style, de PSY, em 2012.
No Spotify, o álbum do filme soma mais de 46 milhões de ouvintes mensais e permaneceu no topo do Weekly Top Albums Global Chart em quase todas as semanas desde o início de julho, exceto por uma breve queda na semana de 17.
Esse sucesso também foi traduzido em números adicionais impressionantes: segundo dados da própria Netflix, o filme acumulou mais de 318 milhões de horas assistidas globalmente, colocando-o entre os quatro filmes mais assistidos da história da plataforma em tempo de exibição.
Além disso, conquistou 26,3 milhões de visualizações apenas na semana de 21 a 27 de julho, superando títulos lançados com maior marketing e orçamento promocional.
A divulgação de Guerreiras do K-pop foi modesta, com apenas um trailer, contrastando com o marketing intenso de produções como Squid Game 3. Apesar disso, o filme viralizou de maneira espontânea nas redes sociais, com fãs criando vídeos curtos, desafios de dança e covers das músicas, inclusive por ídolos do K-pop, o que ampliou o alcance do longa.
Para Iltaek Hong, editor-chefe do Spotify Coreia, “K-Pop é mais do que música; é uma experiência cultural rica em som, narrativa, performance e conexão entre artistas e fãs”. Ele afirmou: “É isso que K-Pop Demon Hunters transmite, e por isso tanto o filme quanto a trilha tocaram o público global”, disse à CNBC.
Esse engajamento orgânico se manifestou de forma vívida: centenas de vídeos com coreografias e reinterpretações das canções tomaram o YouTube e o TikTok, com artistas como Jeongyeon, Jihyo e Chaeyoung, do grupo TWICE, fazendo covers da faixa “Takedown” presente na trilha oficial.
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A própria Billboard publicou uma lista com os cinco melhores covers da música Golden, destacando o envolvimento direto da comunidade K-pop com a obra.
Bernie Cho, presidente da agência DFSB Kollective e consultor do filme, destacou que o sucesso se deve à autenticidade e ao engajamento típico do universo K-pop, com fãs promovendo o filme por sua originalidade. “O filme seguiu o manual do K-pop de vídeos virais, memes e conteúdo produzido pelos próprios usuários. Não foi diferente de um grupo de K-pop”, disse Cho à CNBC.
Segundo ele, K-Pop Demon Hunters foi arte imitando a vida que já imitava a arte, já que a trama mostra as protagonistas do grupo fictício Huntr/x combatendo demônios com a força da conexão com seus fãs — uma metáfora perfeita para a sinergia entre artistas e seguidores que sustenta o K-pop no mundo real.
A diretora Maggie Kang revelou que as bandas do filme se inspiraram em diversos artistas reais, e Cho acrescentou: “Há artistas de K-pop que inspiraram o filme e agora reinterpretam suas partes favoritas, cenas e coreografias”.
Essa troca simbiótica entre inspiração e reinterpretação ajudou a alimentar um ciclo de viralização contínuo nas redes.
Para aumentar o engajamento, a Netflix planeja eventos de karaokê nos cinemas dos Estados Unidos e Reino Unido nos dias 23 e 24 de agosto, além de lançar mais de 180 produtos licenciados associados ao filme, superando, inclusive, o número de itens lançados para Squid Game 3.
A plataforma ainda estuda duas continuações, um curta e um musical para teatro, conforme informou o site The Wrap em 31 de julho. De acordo com o portal, há ainda discussões internas sobre uma possível adaptação em live-action, embora esta última ainda não esteja oficialmente confirmada.
Katz reforçou a importância de investir no vínculo emocional do público com a franquia: “Quanto mais envolvido o público estiver, maior será a probabilidade de investir na marca”. Para ele, “K-Pop Demon Hunters” foi o maior acerto da Netflix no campo da animação original.
O futuro da franquia dependerá das estratégias do estúdio para desenvolver novas produções e ampliar as formas de consumo, um desafio visto como uma mina de ouro em potencial: “A questão é saber se a Netflix conseguirá extrair todo esse ouro”, afirmou Katz.
*Com informações da CNBC*
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