CNBC
TIM aprova operação de grupamento e desdobramento de ações com objetivo de melhorar liquidez e gestão

CNBCGrupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália

Cinema & TV

Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado

Publicado 21/12/2025 • 19:00 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Durante seus primeiros três dias nos cinemas, “Fogo e Cinzas” arrecadou US$ 88 milhões (cerca de R$ 484 milhões, na cotação atual).
  • O valor ficou bem aquém das expectativas dos analistas, que previam uma estreia entre US$ 110 milhões (R$ 605 milhões) e US$ 125 milhões (R$ 687,5 milhões).
  • Cerca de 5,2 milhões de espectadores domésticos foram ver “Fogo e Cinzas”, de acordo com dados da EntTelligence.

Divulgação/Disney

Imagem do filme "Avatar: Fire and Ash"

O fim de semana de abertura de “Avatar: Fogo e Cinzas” da Disney teve uma estreia apagada nos Estados Unidos. E essa é a expectativa para toda a trajetória nos cinemas da terceira parte da franquia Avatar de James Cameron.

Durante seus primeiros três dias nos cinemas, “Fogo e Cinzas” arrecadou US$ 88 milhões (cerca de R$ 484 milhões, na cotação atual), ficando bem aquém das expectativas dos analistas, que previam uma estreia entre US$ 110 milhões (R$ 605 milhões) e US$ 125 milhões (R$ 687,5 milhões).

Para comparação, “Avatar: O Caminho da Água” de 2022 arrecadou US$ 134 milhões (R$ 737 milhões) durante o mesmo período de três dias.

Internacionalmente, o filme arrecadou US$ 257 milhões (R$ 1,41 bilhão), elevando a abertura global do filme para estimados US$ 345 milhões (R$ 1,89 bilhão).

“Fogo e Cinzas” enfrentou alguns ventos contrários nos cinemas, nomeadamente sua duração de mais de três horas. Também houve menos demanda reprimida em comparação com “O Caminho da Água”, que foi lançado mais de uma década após o primeiro filme Avatar.

Alguns analistas de bilheteria e críticos observaram que “Fogo e Cinzas” tem menos inovação tecnológica do que seus antecessores, o que vinha sendo um fator determinante nas vendas de ingressos no passado.

Leia mais:
Netflix vai lançar jogo de futebol inspirado na Copa do Mundo; veja o que já se sabe
Cinema brasileiro avança com três filmes na seleção do Oscar 2026

Cerca de 5,2 milhões de espectadores domésticos foram ver Fogo e Cinzas, de acordo com dados da EntTelligence, um declínio massivo em relação aos 8,7 milhões que se aventuraram em 2022 para ver o fim de semana de abertura de “O Caminho da Água”.

Ainda assim, a franquia Avatar nunca concentrou seus resultados apenas no início da bilheteria. O primeiro filme, “Avatar” de 2009, gerou apenas US$ 77 milhões (R$ 423,5 milhões) em seu fim de semana de abertura domesticamente, mas permaneceu nos cinemas por quase um ano.

Quando saiu dos cinemas, o filme havia gerado US$ 2,7 bilhões (R$ 14,85 bilhões) globalmente. Com relançamentos, o filme agora está em US$ 2,9 bilhões (R$ 15,95 bilhões), de acordo com dados da Comscore.

“O Caminho da Água” ficou nos cinemas por 23 semanas e arrecadou US$ 2,3 bilhões (R$ 12,65 bilhões) globalmente.

“Com menos de duas semanas restantes no ano de bilheteria, a pressão sobre ‘Avatar: Fogo e Cinzas’ para entregar grandes resultados era intensa e, embora o filme possa ter vindo um pouco abaixo das projeções de pré-lançamento para o fim de semana de abertura, os filmes de Avatar sempre foram conhecidos por suas trajetórias de maratona na bilheteria”, disse Paul Dergarabedian, chefe de tendências de mercado da Comscore.

Também auxiliando a franquia na bilheteria estão as vendas de ingressos em formatos grandes premium. Os filmes de Avatar têm tido um desempenho acima da média com as telas experienciais mais caras, como IMAX e Dolby, bem como exibições em 3D. A Disney relatou que os cinemas 3D e premium representaram 66% do total do fim de semana.

Embora os filmes em 3D tenham caído no desfavorecimento do público doméstico, eles permanecem populares internacionalmente — especialmente na China. De fato, “Avatar” fez a maior parte de seu dinheiro fora dos EUA, com impressionantes US$ 2,08 bilhões (R$ 11,44 bilhões) vindos do exterior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Cinema & TV

;