CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAnalista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA

Esportes

Flamengo recoloca Brasil entre as marcas mais valiosas do futebol

Publicado 16/08/2025 • 15:58 | Atualizado há 3 horas

Da Redação

KEY POINTS

  • O novo relatório da Brand Finance, consultoria britânica especializada em avaliação de marcas, apontou que o Flamengo, avaliado em US$ 121,2 milhões (cerca de R$ 654,1 milhões, na cotação atual), é o clube mais valioso do futebol brasileiro.
  • A disputa acirrada entre as casas de apostas online para aparecer no uniforme dos principais times brasileiros também fez crescer o valor dos patrocínios.
  • O Flamengo fechou um acordo com o novo patrocinador master, que vai estampar a frente da camisa das equipes masculina e feminina de futebol, além dos uniformes de basquete e vôlei e roupas de viagem do clube.

Danilo, jogador do Flamengo, comemora gol em partida contra o Chelsea, pelo Mundial de Clubes da Fifa

Foto: EDUARDO CARMIM/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O novo relatório da Brand Finance, consultoria britânica especializada em avaliação de marcas, apontou que o Flamengo, avaliado em US$ 121,2 milhões (cerca de R$ 654,1 milhões, na cotação atual), é o clube mais valioso do futebol brasileiro.

De 2024 para 2025, o valor do rubro-negro cresceu 21%, o suficiente para recolocar uma equipe brasileira no ranking dos 50 times mais valiosos do mundo — mais exatamente, na 44ª posição.

Real Madrid e Barcelona seguem como as marcas de clubes de futebol mais valiosas e poderosas do planeta. O Real Madrid teve um aumento de 19% no valor de marca, chegando a US$ 2,1 bilhões (R$ 11,3 bilhões), enquanto o Barcelona avançou 16%, atingindo US$ 1,9 bilhão (R$ 10,2 bilhões).

Leia mais:

Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”

Lakers asseguram Luka Dončić até 2028 por US$ 165 milhões

Clubes brasileiros que estavam fora do radar internacional passaram a chamar a atenção depois de participarem do Mundial de Clubes da Fifa. O Botafogo, por exemplo, viu sua marca crescer 96% e agora está avaliada em US$ 24,5 milhões (R$ 132,3 milhões).

Já o Fluminense vale hoje US$ 30,6 milhões (R$ 165,1 milhões), segundo os critérios da Brand Finance, que considera fatores como valor de patrocínio, títulos conquistados, engajamento nas redes sociais e presença na mídia tradicional, como televisão.

O lado negativo do levantamento ficou por conta do Palmeiras, que teve uma queda de 12% no valor da marca, caindo para US$ 74,9 milhões (R$ 404,5 milhões). Por outro lado, o Cruzeiro, que nem participou do torneio nos Estados Unidos, viu seu valor de marca aumentar 28%, chegando a US$ 17,4 milhões (R$ 93,9 milhões), e entrou para o top 10 das marcas mais valiosas do futebol brasileiro.

Explosão das apostas esportivas

A disputa acirrada entre as casas de apostas online para aparecer no uniforme dos principais times brasileiros também fez crescer o valor dos patrocínios.

Segundo a Brand Finance, o investimento total das casas de apostas já soma US$ 197 milhões (R$ 1,06 bilhão), sendo que desse total, US$ 175 milhões (R$ 944,4 milhões) vêm dos patrocinadores masters, os principais de cada equipe.

Entre os 20 clubes da Série A do Brasileirão, só dois não têm casas de apostas como patrocinador master: o Red Bull Bragantino e o surpreendente Mirassol.

Maior contrato de patrocínio do futebol brasileiro

O Flamengo fechou um acordo com o novo patrocinador master, que vai estampar a frente da camisa das equipes masculina e feminina de futebol, além dos uniformes de basquete e vôlei e roupas de viagem do clube.

O rubro-negro publicou uma nota oficial na sexta-feira (15) informando que o nome da marca escolhida será divulgada na segunda-feira (18), junto com os valores do contrato.

Segundo apuração do portal ge, os três “finalistas” do processo seletivo foram casas de aposta: Sportingbet, Betano e Superbet. Todas as propostas envolvem valores acima dos R$ 200 milhões por ano, o que definiria o contrato como o maior patrocínio da história do futebol brasileiro.

O Conselho Deliberativo do Flamengo marcou uma reunião para terça-feira (19) para aprovar o novo contrato de patrocínio master.

*Com informações da Agência Estado*

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Esportes