CNBC

CNBC Trump falará com Putin após EUA suspenderem envios de armas para a Ucrânia

Esportes

Hugo Calderano é impedido de viajar aos EUA para jogar torneio por problema com visto

Publicado 03/07/2025 • 15:45 | Atualizado há 6 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • "Infelizmente não poderei disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas devido a um impedimento burocrático para entrada nos Estados Unidos", disse o atleta nas redes sociais.
  • O brasileiro possui cidadania portuguesa, desta maneira necessitaria somente informar a sua entrada nos EUA por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), visto que países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto.
  • Calderano, no entanto, não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023 para a disputa de um campeonato.

O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano foi impedido de viajar aos Estados Unidos para disputar um importante torneio que acontece na primeira semana quinzena deste mês em Las Vegas. Calderano teve um problema com seu visto.

O brasileiro possui cidadania portuguesa, desta maneira necessitaria somente informar a sua entrada nos EUA por meio do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), visto que países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto.

Porém, veio a informação é de que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023 para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, eventos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

O brasileiro então precisou solicitar um visto regular emergencial. O mesa-tenista recebeu apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), tendo seu agendamento emergencial aprovado. Porém, não havia disponibilidade para uma entrevista consular que lhe permitisse chegar a tempo do início da competição e ele acabou se tornando grande desfalque da edição de Las Vegas do circuito.

Leia mais:

Suprema Corte permite que Trump retome deportações de imigrantes para países terceiros

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, disse Calderano.

Campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa, medalha de prata no Mundial e vindo da conquista do WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia, sua oitava taça no WTT, no fim de semana passado, Hugo Calderano estava empolgado em manter a boa fase na etapa de Las Vegas. O brasileiro usou suas redes sociais nesta quinta-feira (3) para lamentar o “impedimento burocrático.”

“Infelizmente não poderei disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas devido a um impedimento burocrático para entrada nos Estados Unidos. Lamento ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos. É frustrante”, lamentou o brasileiro, número 3 do ranking mundial.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) também lamentou o ocorrido. “Segundo comunicado do próprio atleta, divulgado há pouco, Hugo Calderano foi impedido de viajar aos EUA e ficará fora do WTT Grand Smash Las Vegas, que começa hoje. A CBTM lamenta profundamente o ocorrido e espera que o episódio não comprometa a brilhante trajetória do atleta.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Esportes