CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCClima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia

Esportes

Quem são as 4 brasileiras nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026? Veja lista

Publicado 20/02/2026 • 06:30 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 começaram no início de fevereiro, nas cidades de Milão e Cortina, na Itália.
  • Neste ano, o Brasil é representado por 14 atletas brasileiros. Desse total, estão 4 mulheres competindo em skeleton, esqui cross-country e esqui alpino
Mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

Foto: reprodução/COB.

Quem são as 4 brasileiras nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026? Veja lista

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 começaram no início de fevereiro, nas cidades de Milão e Cortina, na Itália. Neste ano, o Brasil é representado por 14 atletas brasileiros. Desse total, estão 4 mulheres competindo em skeleton, esqui cross-country e esqui alpino. 

Mulheres brasileiras nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026

1. Nicole Silveira – Skeleton

Nicole Silveira é gaúcha e tem 31 anos. Ela é o principal nome do Brasil no skeleton e chegou a Milão-Cortina como uma das favoritas ao pódio, competindo sua segunda Olimpíada. 

Em 2025, ela foi a 4ª colocada no Mundial de Skeleton e conta com três medalhas de bronze conquistadas em etapas da Copa do Mundo da sua modalidade. Além disso, a atleta foi a quarta colocada no Mundial de 2025 e soma três medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo, feitos inéditos para o país na modalidade. Ela foi a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura desta edição dos Jogos Olímpicos.

Nicole Silveira nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. Foto: Gabriel Heusi/COB.

Neste ano, no dia 14 de fevereiro, Silveira competiu no segundo e último dia de skeleton feminino. A gaúcha encerrou sua participação ocupando o 11º lugar.

Fico muito feliz com o 11º lugar, foi melhor que Pequim. Significa muito mais que o 13º lugar [Jogos Olímpicos de 2022] porque o nível de competitividade dentro desses quatro anos que vieram está muito alto. Qualquer uma entre as Top-12 poderia medalhar durante a Copa do Mundo, por exemplo. Então estou muito feliz com essa colocação”, pontuou Nicole Silveira ao Comitê Olímpico do Brasil.

2. Eduarda Ribera – Esqui Cross-Country

Eduarda Ribera é paulista, tem 21 anos e encara sua segunda participação das Olimpíadas de Inverno. Segundo o COB, Eduarda tinha apenas 17 anos quando competiu em Pequim, em 2022, alcançando a 90ª posição no esqui cross-country. 

Eduarda ‘Duda’ Ribera nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026. Foto: Alexandre Castello Branco/COB.

Atualmente, Ribera é a principal atleta de esqui cross-country residente no Brasil. Ademais, segundo a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), ela também acumula vitórias no Circuito Brasileiro de Rollerski. 

Neste ano, ela disputou provas de sprint e distance de esqui cross-country. Ribera e Bruna Moura encerraram a competição em 21º lugar.

Leia também: Olimpíadas de Inverno 2026: quanto ganham os medalhistas em Milão-Cortina?

3. Bruna Moura – Esqui Cross-Country

Segundo o portal das Olimpíadas, Bruna Moura é de Caraguatatuba, São Paulo, tem 31 anos e foi uma das representantes do Brasil em esqui cross-country em Milão-Cortina. 

Ela competiu sua primeira Olimpíadas neste ano, embora tenha sido convocada para os Jogos de Pequim em 2022. Na época, ela sofreu um acidente de carro quando estava a caminho da competição. Moura acabou passando meses sem andar, em reabilitação e outras dificuldades.

Foto: Gabriel Heusi/COB.

Antes disso, entre 2010 e 2011, ela praticava mountain bike e era um nome promissor para os Jogos no Rio em 2016. Entretanto, ela teve um problema cardíaco que a afastou da modalidade e, dois anos depois, exigiu uma cirurgia. 

Ultrapassado esse período, ela viu possibilidade no esqui. Por isso, estreou neste ano em provas de sprint e distance no cross-country. Bruna Moura e Ribera encerraram a competição em 21º lugar.

4. Alice Padilha – Esqui Alpino

Por fim, o Brasil é representado no esqui alpino por Alice Padilha. De acordo com o site das Olimpíadas, a carioca tem 18 anos e é a mais jovem da delegação brasileira nestes Jogos de Inverno. 

Padilha é a principal revelação do esqui alpino feminino nacional nos últimos anos. Nesse sentido, a vaga do Brasil nesse esporte veio por uma prova de slalom no início de 2025.

Alice Padilha nos Jogos Olímpicos de Inverno 2026. Foto: Gabriel Heusi/COB.

Em 2026, ela foi a primeira brasileira a competir em esqui alpino em uma Olimpíada desde os Jogos de 2014. Contudo, ela foi eliminada dos Jogos Olímpicos 2026 devido a uma falha na quarta porta, que a impediu de completar a primeira descida da modalidade. Alice foi a 87ª a descer entre as 95 esquiadoras.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Esportes

;
NASA: quem são os astronautas da Artemis 2 e por que a missão é histórica? Quais índices de ações superaram o Ibovespa B3? Veja os que mais renderam Quem é a Luckin Coffee, a nova concorrente que ameaça a liderança do Starbucks Nova aposta da B3 além da bolsa: Trillia nasce como novo negócio de inteligência de dados Correios: veja em quais estados a estatal colocou imóveis à venda De volta ao Brasil, Paquetá atinge marca histórica com a camisa do Flamengo Brinquedo com defeito atinge 15 mil vendas diárias e vira fenômeno nas lojas Quanto custa o maior estádio do mundo? Valor ultrapassa o PIB da Coreia do Norte