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Mercado global de games deve movimentar R$ 1 trilhão em 2025 com alta nos consoles
Publicado 09/10/2025 • 07:00 | Atualizado há 18 horas
Publicado 09/10/2025 • 07:00 | Atualizado há 18 horas
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Foto: Pixabay
Controle de videogame
O mercado global de videogames deve movimentar cerca de US$ 188,8 bilhões em 2025, segundo o relatório anual da Newzoo, consultoria referência em dados da indústria de games. Considerando a cotação atual, esse valor representa mais de R$ 1 trilhão e 8 bilhões em faturamento mundial, com destaque para o crescimento do segmento de consoles, impulsionado por novos ciclos de hardware e lançamentos de franquias de peso.
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O relatório mostra que, embora os jogos para celular ainda representem mais da metade da receita global (US$ 103 bilhões ou 55%), o crescimento mais acelerado está nos consoles, com projeção de US$ 45,9 bilhões, alta de 5,5% em relação ao ano anterior. O desempenho é atribuído ao lançamento do Nintendo Switch 2, preços mais altos de softwares e um calendário mais robusto de estreias.
O PC gaming também mantém estabilidade, com US$ 39,9 bilhões previstos, crescimento de 2,5%, puxado especialmente pelos mercados da China e Japão.
A região Ásia-Pacífico continua sendo a principal força do setor, com faturamento de US$ 87,6 bilhões, o equivalente a 46% do mercado total. Apesar do crescimento mais moderado, mercados como América Latina (+6,4%) e Oriente Médio e África (+7,5%) se destacam em ritmo de expansão.
O número de jogadores ativos deve chegar a 3,58 bilhões em 2025 — mais de 60% da população online global. O mobile lidera em volume, com 3 bilhões de usuários, seguido por PC (936 milhões) e consoles (645 milhões). A novidade é que o crescimento está migrando de “mais usuários” para “mais engajamento” e maior valor por jogador.
A Newzoo projeta que o mercado atingirá US$ 206,5 bilhões até 2028, com cerca de 3,9 bilhões de jogadores globais. O destaque continuará sendo o segmento de consoles, que deverá crescer a uma taxa anual de 4,7%, impulsionado pelo aguardado lançamento de GTA VI (2026) e uma nova geração de consoles prevista para 2027.
O PC também manterá crescimento sólido (CAGR de 3,3%), enquanto o mobile deve expandir a um ritmo menor (2,2%), impactado pela saturação nos principais mercados asiáticos, mas com novas oportunidades fora das lojas da Apple e Google.
Mais do que alcançar novos jogadores, o setor mira retenção, conteúdo pós-lançamento e ecossistemas como Roblox para ampliar receita. A monetização direta, os modelos freemium e as experiências multiplataforma se consolidam como estratégias-chave para o crescimento sustentável da indústria.
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