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Por que todo mundo está vendendo barras de chocolate Dubai

Publicado 31/05/2025 • 12:45 | Atualizado há 3 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • À medida que uma nova tendência de chocolate toma conta do mundo, empresas americanas como Shake Shack e Crumbl trabalharam rapidamente para capitalizar sua popularidade contínua com spin-offs de edição limitada.
  • A ideia do "chocolate Dubai" surgiu em 2021, devido aos desejos de gravidez da fundadora e CEO da Fix Dessert Chocolatier, Sarah Hamouda, disse ela à CNBC.
  • As barras de chocolate originais são recheadas com uma mistura de creme de pistache, kadayif (massa filo desfiada) e tahine.

Chocolate Dubai é uma sobremesa que consiste em uma barra de chocolate com recheio de pistache, kadayif (massa filo desfiada) e tahine.

Divulgação Fix Dessert Chocolatier.

À medida que uma nova tendência de chocolate toma conta do mundo, empresas americanas como Shake Shack e Crumbl trabalharam rapidamente para capitalizar sua popularidade contínua com spin-offs de edição limitada, enquanto outros fabricantes de chocolate criaram dezenas de imitações vendidas na Target, Costco, Amazon e agora na Trader Joe’s.

A ideia do “chocolate Dubai” surgiu em 2021, devido aos desejos de gravidez da fundadora e CEO da Fix Dessert Chocolatier, Sarah Hamouda, disse ela à CNBC. As barras de chocolate originais são recheadas com uma mistura de creme de pistache, kadayif (massa filo desfiada) e tahine.

“Tudo o que eu sabia na minha cabeça era que queria criar esta barra de chocolate que fosse essencialmente uma sobremesa envolta em chocolate, mas com a aparência e o toque de uma barra de chocolate”, disse Hamouda.

Em dezembro de 2023, as barras viralizaram nas redes sociais.

“Em vez de receber um pedido por semana, passamos a receber 10, 15 pedidos”, disse ela. “Foi emocionante, mas também foi tipo, sabe, meu Deus, tipo, como isso está acontecendo.”

As barras Fix estão disponíveis apenas em Dubai e são entregues duas vezes por dia no serviço de entrega local Deliveroo. Elas estão disponíveis periodicamente na loja Duty-Free do Aeroporto Internacional de Dubai, que relatou que mais de 1,2 milhão de barras foram vendidas em abril, gerando US$ 22 milhões em vendas.

No entanto, os Emirados Árabes Unidos não fazem parte do tratado internacional de marca registrada que garantiria a proteção do nome do chocolate Dubai, o que facilita a imitação da barra por qualquer empresa.

A fabricante de chocolates Lindt, que registrou US$ 6,2 bilhões em seus lucros no ano fiscal de 2024, vendeu uma barra de edição limitada em dezembro de 2024 e afirmou que está desenvolvendo uma nova receita permanente de chocolate Dubai “em resposta à enorme demanda”.

A Shake Shack lançou um milkshake de edição limitada em abril com os sabores. A Crumbl está trabalhando em um spin-off de brownie. A Starbucks não criou um produto oficial, mas promoveu a ideia de um cliente para uma bebida inspirada no chocolate Dubai, que, posteriormente, afirmou ter impulsionado as vendas entre os consumidores da Geração Z. A Baskin-Robbins e a Dunkin’, que são de propriedade da Inspire Brands, lançaram sobremesas inspiradas no chocolate de Dubai em outros países como Malásia e Holanda, mas não confirmaram se as levariam aos mercados dos EUA.

A Nuts Factory, uma loja de frutas secas e nozes com sede em Nova York, afirma ter sido a primeira empresa a fazer uma cópia da barra na cidade. A empresa foi lançada em julho, após testar diferentes versões em apenas alguns dias, de acordo com seu CEO, Din Allall. As barras são feitas à mão e, naquele verão, a empresa teve que impor um limite de uma barra por cliente nas lojas.

“As pessoas começaram a ligar sem parar. Não conseguíamos atender à demanda e simplesmente viramos o mundo de cabeça para baixo para garantir que atendêssemos. E acho que agora estamos em boa forma”, disse ele.

Allall disse que a empresa costumava fazer “algumas centenas” de barras por dia. Agora, produz “alguns milhares” diariamente, à medida que as lojas adicionaram mais sabores, contrataram mais funcionários e compraram mais máquinas para atender à demanda. A Nuts Factory também criou outras sobremesas inspiradas no chocolate de Dubai.

Até agora, a tendência já dura 18 meses, e as empresas continuam aderindo. A Trader Joe’s acaba de lançar, sem dúvida, a versão mais barata do chocolate de Dubai, por US$ 3,99 a barra.

É muito cedo para rastrear combinações de sabores de “chocolate de Dubai” nos cardápios de restaurantes, afirma a consultoria de serviços alimentícios Technomic, mas as combinações de sabores de chocolate e pistache nos cardápios de restaurantes aumentaram 22,3% entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, e aumentaram 5,9% no ano anterior.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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