Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Por que todo mundo está vendendo barras de chocolate Dubai
Publicado 31/05/2025 • 12:45 | Atualizado há 3 meses
iPhone com ‘nível espacial’: Apple anuncia os modelos mais caros da empresa com tecnologia inovadora
Suprema Corte julgará caso de tarifas de Trump em rito acelerado
‘Um desastre colossal’: chefe de energia dos EUA critica plano de atingir zero em emissões líquidas até 2050
Trump se encontra com CEO da Rolex mesmo com tarifa de 39% sobre as importações de relógios suíços
Microsoft volta com o trabalho presencial: funcionários terão que ir ao escritório três vezes por semana
Publicado 31/05/2025 • 12:45 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Chocolate Dubai é uma sobremesa que consiste em uma barra de chocolate com recheio de pistache, kadayif (massa filo desfiada) e tahine.
Divulgação Fix Dessert Chocolatier.
À medida que uma nova tendência de chocolate toma conta do mundo, empresas americanas como Shake Shack e Crumbl trabalharam rapidamente para capitalizar sua popularidade contínua com spin-offs de edição limitada, enquanto outros fabricantes de chocolate criaram dezenas de imitações vendidas na Target, Costco, Amazon e agora na Trader Joe’s.
A ideia do “chocolate Dubai” surgiu em 2021, devido aos desejos de gravidez da fundadora e CEO da Fix Dessert Chocolatier, Sarah Hamouda, disse ela à CNBC. As barras de chocolate originais são recheadas com uma mistura de creme de pistache, kadayif (massa filo desfiada) e tahine.
“Tudo o que eu sabia na minha cabeça era que queria criar esta barra de chocolate que fosse essencialmente uma sobremesa envolta em chocolate, mas com a aparência e o toque de uma barra de chocolate”, disse Hamouda.
Leia mais
‘Valentine’s Day’ deste ano tem chocolate mais caro
Chef e empresário Olivier Anquier expande negócios para a Arábia Saudita
Em dezembro de 2023, as barras viralizaram nas redes sociais.
“Em vez de receber um pedido por semana, passamos a receber 10, 15 pedidos”, disse ela. “Foi emocionante, mas também foi tipo, sabe, meu Deus, tipo, como isso está acontecendo.”
As barras Fix estão disponíveis apenas em Dubai e são entregues duas vezes por dia no serviço de entrega local Deliveroo. Elas estão disponíveis periodicamente na loja Duty-Free do Aeroporto Internacional de Dubai, que relatou que mais de 1,2 milhão de barras foram vendidas em abril, gerando US$ 22 milhões em vendas.
No entanto, os Emirados Árabes Unidos não fazem parte do tratado internacional de marca registrada que garantiria a proteção do nome do chocolate Dubai, o que facilita a imitação da barra por qualquer empresa.
A fabricante de chocolates Lindt, que registrou US$ 6,2 bilhões em seus lucros no ano fiscal de 2024, vendeu uma barra de edição limitada em dezembro de 2024 e afirmou que está desenvolvendo uma nova receita permanente de chocolate Dubai “em resposta à enorme demanda”.
A Shake Shack lançou um milkshake de edição limitada em abril com os sabores. A Crumbl está trabalhando em um spin-off de brownie. A Starbucks não criou um produto oficial, mas promoveu a ideia de um cliente para uma bebida inspirada no chocolate Dubai, que, posteriormente, afirmou ter impulsionado as vendas entre os consumidores da Geração Z. A Baskin-Robbins e a Dunkin’, que são de propriedade da Inspire Brands, lançaram sobremesas inspiradas no chocolate de Dubai em outros países como Malásia e Holanda, mas não confirmaram se as levariam aos mercados dos EUA.
A Nuts Factory, uma loja de frutas secas e nozes com sede em Nova York, afirma ter sido a primeira empresa a fazer uma cópia da barra na cidade. A empresa foi lançada em julho, após testar diferentes versões em apenas alguns dias, de acordo com seu CEO, Din Allall. As barras são feitas à mão e, naquele verão, a empresa teve que impor um limite de uma barra por cliente nas lojas.
“As pessoas começaram a ligar sem parar. Não conseguíamos atender à demanda e simplesmente viramos o mundo de cabeça para baixo para garantir que atendêssemos. E acho que agora estamos em boa forma”, disse ele.
Allall disse que a empresa costumava fazer “algumas centenas” de barras por dia. Agora, produz “alguns milhares” diariamente, à medida que as lojas adicionaram mais sabores, contrataram mais funcionários e compraram mais máquinas para atender à demanda. A Nuts Factory também criou outras sobremesas inspiradas no chocolate de Dubai.
Até agora, a tendência já dura 18 meses, e as empresas continuam aderindo. A Trader Joe’s acaba de lançar, sem dúvida, a versão mais barata do chocolate de Dubai, por US$ 3,99 a barra.
É muito cedo para rastrear combinações de sabores de “chocolate de Dubai” nos cardápios de restaurantes, afirma a consultoria de serviços alimentícios Technomic, mas as combinações de sabores de chocolate e pistache nos cardápios de restaurantes aumentaram 22,3% entre o quarto trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, e aumentaram 5,9% no ano anterior.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Israel ataca residências em Doha, capital do Catar, com justificativa de serem alvos do Hamas; preço do petróleo sobe
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto
Empresas brasileiras precisam se preparar para consumidores 50+ sob risco de perdas trilionárias