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Publicado 06/02/2025 • 16:59
KEY POINTS
Estádio Caesars Superdome, em Nova Orleans
Reprodução/Instagram/Caesars Superdome
A partida do Super Bowl do próximo domingo (9) terá times que, somados, têm valor de mais de US$ 12 bilhões em um estádio que foi reformado por US$ 185 milhões e um jogador que fechou um contrato de US$ 450 milhões.
Esses grandes números todos se explicam pela grandiosidade da disputa: o Super Bowl é o evento mais assistido nos Estados Unidos. Neste ano, O Philadelphia Eagles enfrenta o Kansas City Chiefs –é uma “revanche”: em 2023, os dois se enfrentaram, e os Chiefs venceram.
O Super Bowl vai ser disputado no próximo domingo (9) em Nova Orleans. O evento, que é o mais assistido dos Estados Unidos, movimenta milhões de dólares em patrocínios, ingressos e valores das equipes.
O Philadelphia Eagles chega à decisão como uma das franquias mais valiosas da NFL. De acordo com um levantamento da Sportico de setembro de 2024, antes do início da temporada, a equipe tem um valor aproximado de US$ 6,75 bilhões, a oitava mais valiosa da liga.
Já o Kansas City Chiefs, atual bicampeão, tem um valor de mercado estimado em US$ 5,43 bilhões. Essa diferença pode ser explicada pelo tamanho das cidades: Philadelphia é o 5º maior mercado de mídia dos EUA, e Kansas City é o 33º.
Apesar de ser uma equipe menos valiosa, os Chiefs contam com o “fator Taylor Swift”. A estrela pop é namorada de Travis Kelce, um dos jogadores da equipe.
Desde que o relacionamento foi tornado público, o número de menções, fotos e stories de Instagram ligados aos Chiefs ou à NFL cresceu: de acordo com o Front Office Sports, a liga registrou a maior audiência feminina de sua história, com esse número crescendo em 9% no último ano.
De acordo com o Apex Marketing Group, o namoro de Taylor e Kelce já adicionou US$ 331,5 milhões em valor de marca à equipe.
Assim como a maioria das franquias da NFL, Chiefs e Eagles são comandados por empresários que estão entre os mais ricos dos EUA. O dono dos Eagles é Jeffrey Lurie, empresário e produtor de cinema com patrimônio avaliado em US$ 4,6 bilhões, o 20º dono mais rico da NFL.
Já os Chiefs tem como proprietária a família Hunt, uma das mais reconhecidas da indústria petrolífera no país. O CEO da equipe, Clark Hunt, é neto de Haroldson Lafayette Hunt, um magnata do petróleo e um dos homens mais ricos do mundo na década de 1960.
A fortuna da família é avaliada em US$ 24,8 bilhões, sendo o 2º clube com os donos mais ricos da liga.
O destaque da partida é Patrick Mahomes, quarterback do Kansas City Chiefs. Ele ganhou 3 títulos da NFL e foi eleito 2 vezes o jogador mais valioso da liga e já é considerado um dos melhores jogadores da história do esporte.
Em julho de 2020, Mahomes assinou um contrato de 10 anos com os Chiefs, algo que não acontecia na liga desde 2004.
O contrato de longo prazo de Mahomes é o maior da história da liga em valores nominais: são US$ 450 milhões em 10 anos.
O Caesars Superdome, em Nova Orleans, na Louisiana, foi inaugurado em 1975, mas teve grande parte de suas instalações destruídas pelo furacão Katrina, em 2005. Os custos de reparo e reforma chegaram a US$ 185 milhões, e o Superdome se tornou um dos estádios mais modernos do país.
Em 2021, a companhia de hotéis e cassinos Caesars Entertainment desembolsou US$ 138 milhões para nomear o estádio. A duração do contrato é de 20 anos.
O estádio tem capacidade máxima para 76.468 pessoas, e a expectativa é de lotação máxima para o Super Bowl.
Os preços dos ingressos ainda disponíveis em sites de revenda variam entre US$ 3.307 e US$ 23.693, uma queda de 58% em relação ao preço mais alto no final de janeiro, que chegou a mais de US$ 56 mil.
O Super Bowl é o evento mais assistido dos EUA e um dos mais vistos no mundo, com uma audiência média global de 114,24 milhões de espectadores nos últimos 5 anos.
Com isso, o preço de comerciais e publicidade durante a transmissão da partida atingem níveis elevados. Uma aparição comercial de 30 segundos durante o jogo pode custar até US$ 8 milhões, enquanto um anúncio antes do início da partida vale até US$ 4,5 milhões.
Budweiser, Hellmann’s e Uber Eats são algumas das marcas que vão exibir comerciais durante o Super Bowl deste ano.
Outro atrativo financeiro que o Super Bowl oferece é o show durante o intervalo. Desde 2023, a Apple é a patrocinadora oficial do Halftime Show, pagando um valor aproximado de US$ 50 milhões por ano para a NFL. Após apresentações de Rihanna em 2023 e Usher em 2024, desta vez a atração será o rapper Kendrick Lamar.
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