Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Plataforma BIP reúne R$ 22 bi em projetos verdes para destravar investimentos, diz diretora
Publicado 19/08/2025 • 19:05 | Atualizado há 4 horas
Publicado 19/08/2025 • 19:05 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
O painel “Advancing Latin America’s Climate Agenda – From Commitment to Action”, realizado no FT Climate & Impact Summit Latin America e Brasil 2030, reuniu lideranças do setor financeiro e empresarial para discutir o papel do Brasil e da região na agenda climática global.
Leia mais:
Brasil pode liderar produção de biocombustíveis e hidrogênio verde, apontam especialistas em painel
Participaram do debate Luciana Costa (Managing Director de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES), Laura Carvalho (Global Director of Economic and Climate Prosperity da Open Society Foundations), André Pires (CFO da Aegea Saneamento) e Luciana Antonini Ribeiro (CEO da eB Climate/eB Capital).
Luciana Costa destacou o BIP – Brazilian Investment Platform, iniciativa criada para organizar e atrair investimentos em projetos estratégicos da transição energética. Segundo ela, o Brasil já concluiu a primeira fase, com expansão da energia solar, eólica e hidrelétrica, e agora precisa avançar em novas tecnologias.
“Temos projetos em minerais críticos, hidrogênio verde, biometrano e fertilizantes sustentáveis. Mas ainda há desafios relacionados a custo de capital, regulação e demanda. O BIP conecta governo, formuladores de política e setor privado para viabilizar essas iniciativas”, explicou.
De acordo com Costa, a plataforma já reúne R$ 22 bilhões em projetos certificados de acordo com a taxonomia verde brasileira. “O objetivo é usar recursos públicos e concessional funding para mobilizar investimentos privados em larga escala, pois a maior parte do financiamento terá de vir do setor privado”, completou.
O CFO da Aegea Saneamento, André Pires, chamou atenção para a urgência de investimentos no setor. “Hoje, 50% da população brasileira não tem acesso à coleta e tratamento de esgoto e 18% não têm acesso à água tratada. Esse desafio é enorme, mas também representa oportunidade social e ambiental”, afirmou.
Pires ressaltou que a empresa tem recorrido a green bonds, blue bonds e sustainability linked bonds (SLBs), inclusive com indicadores ligados à diversidade, como maior presença de mulheres e negros em cargos de liderança. No entanto, observou que o impacto no custo de financiamento ainda é limitado.
“O principal desafio continua sendo capital. Temos apoio inequívoco do BNDES, mas precisamos que fundos internacionais de impacto climático e social participem mais fortemente desse processo”, defendeu.
O debate também destacou a necessidade de novos modelos de financiamento climático, como blended finance, mecanismos de mitigação de risco e debt-for-climate swaps. Para os painelistas, o Brasil, como sede da COP30, tem a chance de demonstrar como economias emergentes podem liderar a transição energética.
Além da energia e do saneamento, foram apontadas oportunidades em bioeconomia, infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza, reforçando que a agenda climática deve combinar retorno econômico, impacto social e preservação ambiental.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings