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Ações da BYD disparam após nova tecnologia que promete carregar veículos elétricos em cinco minutos
Publicado 18/03/2025 • 06:58 | Atualizado há 6 meses
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Publicado 18/03/2025 • 06:58 | Atualizado há 6 meses
Divulgação
As ações da chinesa BYD dispararam na terça-feira (18) depois que a empresa anunciou uma nova tecnologia que afirma poder carregar veículos elétricos quase tão rápido quanto encher um carro a gasolina.
Na segunda-feira (17), a BYD revelou uma nova tecnologia chamada “Super e-Platform”, que, segundo a empresa, terá capacidade de velocidades de carregamento de pico de 1.000 quilowatts. A gigante dos veículos elétricos e rival da Tesla afirma que isso permitirá que carros que utilizam essa tecnologia alcancem 400 quilômetros de autonomia com apenas 5 minutos de carregamento.
Novos carros elétricos da BYD, ainda não registrados, estão expostos para venda em uma concessionária BYD em 20 de fevereiro de 2025, em Bristol, Inglaterra.
As ações da BYD listadas em Hong Kong subiram mais de 6% logo após a abertura, atingindo uma nova máxima de 52 semanas. A ação, que foi vista pela última vez com alta de cerca de 4,2%, acumula valorização de mais de 50% no ano. O preço das ações da BYD listadas em Shenzhen também subiu mais de 2% na manhã de terça-feira, antes de reduzir parte dos ganhos.
Isso ocorre logo após a BYD ter revelado a nova tecnologia “Super e-Platform”, que promete velocidades de carregamento de pico de 1.000 quilowatts. A gigante dos veículos elétricos e rival da Tesla afirma que isso permitirá que os carros que utilizam essa tecnologia alcancem 400 quilômetros de autonomia com apenas 5 minutos de carregamento. A CNBC não conseguiu verificar essas afirmações de forma independente.
Em comparação, os supercarregadores mais recentes da Tesla oferecem uma taxa de carregamento de até 500 quilowatts e podem adicionar até 270 quilômetros de autonomia em 15 minutos. Enquanto isso, o grupo alemão Mercedes-Benz anunciou na semana passada que seu CLA totalmente elétrico poderá recarregar até 325 quilômetros em 10 minutos.
“A solução definitiva é tornar o carregamento tão rápido quanto o reabastecimento de um carro a gasolina”, disse Wang Chuanfu, presidente da BYD, no evento de lançamento, segundo um comunicado de imprensa.
Essa inovação parece atacar diretamente a ansiedade de autonomia, um dos principais obstáculos que impedem os consumidores de adotarem veículos elétricos. A ansiedade de autonomia refere-se ao medo de que a bateria de um carro elétrico acabe antes que o passageiro chegue ao destino.
Xing Lei, analista independente do setor automotivo chinês, descreveu os avanços tecnológicos da nova plataforma de baterias da BYD como “fora deste mundo” e um desenvolvimento “de partir o coração” para seus concorrentes estrangeiros. “Justamente quando todos parecem estar focados na ‘smartificação’, a BYD volta e diz: não, ainda não terminamos com a eletrificação”, disse Lei em um post no LinkedIn.
A BYD anunciou que seu sedã Han L e o SUV Tang L incluirão a nova “Super e-Platform”, com ambos os veículos elétricos já iniciando pré-vendas na China. A empresa acrescentou que pretende construir mais de 4.000 estações de carregamento ultrarrápido em toda a China para acompanhar a nova plataforma. A BYD ainda não especificou quanto gastará para construir as novas instalações, nem quando as estações de carregamento ultrarrápido estarão disponíveis para os consumidores.
No início do mês, a BYD lançou uma venda de suas ações em Hong Kong para arrecadar até US$ 5,2 bilhões (aproximadamente R$ 27,4 bilhões), informou a Reuters, com os recursos destinados a investimentos em pesquisa e desenvolvimento, entre outras áreas. A empresa não respondeu a um pedido de comentário na época.
A autonomia média dos veículos elétricos nos Estados Unidos é de quase 300 milhas (ou 483 quilômetros) com uma única carga, segundo o Environmental Defense Fund, enquanto o tempo para carregar um veículo elétrico a bateria pode levar de 20 minutos a várias horas, dependendo do carro e da velocidade do ponto de carregamento.
“Carregamento mais rápido é definitivamente um ponto positivo, mas fica atrás da autonomia geral da bateria e da conveniência dos pontos de carregamento como prioridade para os proprietários de veículos elétricos”, disse Michael Dunne, fundador e CEO da Dunne Insights, à CNBC por e-mail. “A BYD está se tornando muito mais habilidosa em contar suas histórias de avanços tecnológicos. Uma empresa de engenharia tradicional adicionou uma dimensão importante de marketing ao seu arsenal competitivo.”
Dunne afirmou que a plataforma de carregamento rápido da BYD pode levar a uma mudança no comportamento dos proprietários de veículos elétricos. “Poucos donos de veículos elétricos carregam seus carros do zero até a carga completa”, disse Dunne. “Em vez disso, eles tendem a dar uma recarga rápida, como fazemos com nossos celulares. Então, a ‘carga de 5 minutos’ pode mudar esse comportamento”, acrescentou.
As empresas têm adotado várias abordagens para lidar com a ansiedade de autonomia dos consumidores, como incluir tanques de combustível para carregar a bateria, ou construir uma rede de estações de troca de baterias que permitem aos motoristas de veículos participantes obter uma bateria totalmente carregada em apenas alguns minutos.
De fato, a empresa chinesa de carros elétricos Nio anunciou na terça-feira (18) uma parceria estratégica com a gigante das baterias Contemporary Amperex Technology. As duas empresas vão “criar a maior e mais avançada rede de serviços de troca de baterias para veículos de passageiros”, de acordo com um comunicado de imprensa, que não especificou um prazo. A CATL também está investindo um total de 2,5 bilhões de yuans (cerca de R$ 1,8 bilhão) na unidade de energia da Nio, segundo o comunicado.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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