Nvidia cai 17% após avanço da chinesa DeepSeek abalar o setor de tecnologia
Publicado 27/01/2025 • 07:41 | Atualizado há 3 meses
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 27/01/2025 • 07:41 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
SUQIAN, CHINA - JANUARY 27: In this photo illustration, the download page of Deepseek is displayed on a smartphone screen on January 27, 2025 in Suqian, Jiangsu Province of China. (Photo by VCG/VCG )
Empresas de tecnologia dos Estados Unidos despencaram no pré-mercado desta segunda-feira (27) após a startup chinesa DeepSeek levantar preocupações sobre competitividade na inteligência artificial (IA) e a liderança americana no setor.
As ações da Nvidia, uma das maiores beneficiárias do hype em torno da IA, caíram 14% antes da abertura do mercado. E por volta de 12:30, caía 12%. Já as 14:00, de Brasília, caía 17%.
Empresas de chips sediadas nos Países Baixos, como ASML e ASM International, registraram quedas de 10,59% e 14,94%, respectivamente, nas negociações europeias. Na Ásia, ações de empresas japonesas relacionadas a chips também recuaram de forma generalizada.
Leia também:
A DeepSeek lançou, no final de dezembro, um modelo de linguagem amplo e de código aberto, afirmando que foi desenvolvido em apenas dois meses, com um custo inferior a US$ 6 milhões — uma despesa significativamente menor em comparação aos investimentos de empresas ocidentais.
Na semana passada, a empresa apresentou um modelo de raciocínio que, segundo relatos, superou o mais recente da OpenAI em diversos testes de terceiros.
Esses avanços têm gerado questionamentos sobre os altos investimentos que grandes empresas de tecnologia vêm destinando a modelos de IA e data centers.
“É evidente que a DeepSeek não tem acesso ao mesmo poder de computação que os hyperscalers dos EUA e, ainda assim, conseguiu desenvolver um modelo que parece altamente competitivo”, destacou Srini Pajjuri, analista de semicondutores da Raymond James, em nota divulgada na segunda-feira.
Mais lidas
Túmulo do Papa Francisco é aberto para visitação do público em Roma
Cyrela, Bradespar e Engie anunciam pagamento de dividendos; veja valores por ação
Quando começa o conclave? Confira os passos para a escolha do próximo papa
FMI alerta para riscos globais e cobra resposta com reformas e apoio a países vulneráveis
Ataque com carro em festival filipino deixa nove mortos em Vancouver, no Canadá