Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas da Ásia fecham mistas em sessão de pressão sobre ativos de tecnologia
Publicado 18/12/2025 • 07:46 | Atualizado há 12 horas
Governo Trump afrouxa restrições à maconha
Trump muda nome do Kennedy Center; confira
Decisão do Banco do Japão pode levar juros ao maior patamar em 30 anos
SoftBank e a OpenAI criarão joint venture de serviços de IA no Japão; entenda impactos nas bolsas asiáticas
Starbucks e Burger King recorrem a fundos chineses para disputar mercado local
Publicado 18/12/2025 • 07:46 | Atualizado há 12 horas
KEY POINTS
EUGENE HOSHIKO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedestres passam diante de um painel eletrônico de ações exibindo o índice Nikkei do Japão em uma corretora de valores mobiliários na capital Tóquio, nesta sexta-feira, 20 de junho de 2025, em Tóquio.
As bolsas asiáticas fecharam com comportamentos distintos nesta quinta-feira (18), com ativos ligados ao setor de tecnologia penalizados pelo contágio das preocupações sobre os gastos com inteligência artificial.
Entre os índices referenciais da região, o Nikkei fechou em baixa de 1%, aos 49.001,50 pontos. Analistas consultados pela Broadcast veem como praticamente consensual que o Banco do Japão (BoJ) elevará a taxa básica de juros em 25 pontos-base (pb) na reunião desta sexta-feira, em mais um passo no processo de normalização da política monetária e a atenção dos investidores deve se concentrar na comunicação do presidente do BC, Kazuo Ueda.
Os papéis do Softbank terminaram em queda de 3,8%, ainda que em recuperação das mínimas do pregão, enquanto a Tokyo Electron recuou 3,2%. A Asahi Breweries recuou 5,8% após anúncio acordo para compra de fatias de empresas na África detidas pela Diageo.
Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,2%, fechando em 3.876,37 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto computou perda de 0,7%, aos 2.440,86 pontos. O CSI Defence Index registrou alta de 1% após os EUA aprovarem venda de mais de US$ 10 bilhões em armas para Taiwan, refletindo as expectativas dos investidores de aumento nos gastos e aquisições de defesa nacionais em resposta aos crescentes riscos geopolíticos.
Em Seul, o Kospi terminou o dia com baixa de 1,5%, aos 3.994,51 pontos. A LG Energy Solution despencou 8,9% após a Ford Motor cancelar um contrato estimado em US$ 6,5 bilhões para a compra de baterias para veículos elétricos da empresa.
O índice Hang Seng, principal referencial de Hong Kong, encerrou o pregão em alta de 0,1%, a 25.498,13 pontos, ainda que o índice que reúne ações de tecnologia tenha recuado 0,7%.
Em Taiwan, o índice Taiex teve queda de 0,2%, a 27.468,53 pontos. O BC de Taiwan manteve a taxa de juros em 2%. Com a economia da ilha em forte crescimento graças à demanda global por inteligência artificial e a inflação doméstica estável, o banco central tem espaço para seguir com as taxas inalteradas.
Na Oceania, o S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,03% em Sydney, a 8.588,20 pontos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
2
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
3
Serasa: inadimplência de empresas bate recorde em outubro; veja números
4
Correios: greve é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Brasil ultrapassa EUA e assume liderança global na produção de carne bovina